Descobrindo Ordem no Caos

Poucas coisas me dão mais prazer do que assistir a um evento desportivo, de máquina na mão, com liberdade para captar as imagens que me apetecer.

E embora me seja irresistível apanhar as tradicionais "actions shots”, dou por mim também a procurar aspectos um pouco mais abstractos, onde os atletas, sendo sempre a peça fundamental, partilham um pouco do protagonismo com outros elementos da imagem, como a paisagem e os equipamentos.

Ao organizar as minhas fotos recentes de competições de Crossfit e OCR (Obstacle Course Racing), descobri ainda que, ao agrupar certas fotos, os conjuntos (de 3 fotos) ganhavam um interesse muito maior do que as fotos individuais.
Isto é prática corrente no mundo editorial, mas não deixa de ser fascinante. É como descobrir ordem dentro do caos.

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Loures Urban Obstacles 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Lifestyle, Viagens e Fotografia

Uma das vantagens em fotografar pessoas, é que se conhece muita gente interessante, como o Karl-Heinz Limberg, quem eu fotografei no ano passado, no magnífico Palácio Belmonte, em Lisboa.
O facto de ele se interessar por viagens, fitness e a sua atitude fabulosa em relação à vida em geral, fez de nós amigos instantaneamente!

Recentemente, ele entrevistou-me para o seu blog, a falar sobre fotografia e algumas das decisões que me levaram a tornar-me fotógrafo profissional.
Se têm interesse em lifestyle, fitness e viagens, decididamente têm de dar uma espreita ao que ele anda a fazer.

 

       Karl-Heinz Limberg no Palacio Belmonte

Fotografia Incrivelmente Doce

(Desculpem o trocadilho, não resisti…)

O projecto No Ponto tem como objectivo documentar exaustivamente a doçaria Portuguesa, e a Cristina Castro, mentora do projecto, convidou-me para fazer as imagens individuais dos doces que serão incluídas na colecção de livros a publicar.
Há mais de um ano que andamos a recolher e a fotografar os doces representativos de Portugal, que serão distribuídos por vários livros e este ano sai o primeiro: os doces da região Norte.

Além dos livros, o projecto tem uma componente online, com a descrição das viagens no blog On The Road e entrevistas com os doceiros no site No Ponto e no canal Youtube. Podem ainda seguir esta aventura nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Mal posso esperar por ver e divulgar o resultado final, mas entretanto levanto um bocadinho o véu...

Clarinhas de Fão - Esposende, Portugal

Clarinhas de Fão - Esposende, Portugal

Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo, Portugal

Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo, Portugal

 
Valencianos - Valença do Minho, Portugal

Valencianos - Valença do Minho, Portugal

Especialidades Clautrais - Santo Tirso, Portugal

Especialidades Clautrais - Santo Tirso, Portugal

 
Foguetes - Amarante, Portugal

Foguetes - Amarante, Portugal

 
Amores de Viana - Viana do Castelo, Portugal

Amores de Viana - Viana do Castelo, Portugal

Rochedos - Alfândega da Fé, Portugal

Rochedos - Alfândega da Fé, Portugal

 
Rebuçados da Régua - Peso da Régua, Portugal

Rebuçados da Régua - Peso da Régua, Portugal

Onde Treinar a Seguir?

 
 

 

Um atleta precisa de mudanças de cenário para treinar, não é?...
Por isso, organizámos uma operação de infiltração no Museu da Electricidade para proporcionar à Vanessa um local épico para pedalar!

E claro que teve de se vestir e maquilhar a rigor!


Team Ninja
modelo: Vanessa Pereira (campeã nacional de triatlo longo)
hair & makeup: Dulce Monteiro e Carolina Ribeiro
fotografia: Gonçalo Barriga
assistente fotografia: Renato Melo
bts video: Miguel Barriga

Muito agradecido a toda a equipa e aos responsáveis do Museu da Electricidade, por terem tornado estas imagens possíveis!

 
 

Life In a Box - Fotografia de Atletas de CrossFit

“Tenho um bom pressentimento”. Foi o que pensei quando entrei pela primeira vez numa box de CrossFit.
Andava à procura de um tema para um projecto fotográfico relacionado com desporto e tinha-o encontrado!

 

O CrossFit tem todos os ingredientes que eu procurava: a intensidade, a interacção entre as pessoas e o aspecto despojado do espaço e dos equipamentos, que amplifica a carga emocional das imagens.

Além disso, tive livre trânsito para fotografar, graças à simpatia dos instrutores e praticantes da Ironbox, que me aturam há vários meses!

 

Já tinha visto (e sentido) treinos de fitness muito fortes, mas isto é todo um outro nível, sobretudo pela variedade de exercícios e pela elevada intensidade.

"O que é o CrossFit?” é muito bem explicado, por quem sabe, neste artigo da In Shape. Eu prefiro usar as imagens para mostrar a dedicação, a intensidade, o sacrifício e a força destes atletas.

Podem ver mais das minhas fotos de CrossFit nesta galeria - Life In a Box - que vai ser actualizada à medida que o projecto for avançando.

Vanessa Pereira - A mulher por detrás da atleta

 

Foi um dia muito bom, aquele em que fui tomar um café com a Vanessa para combinar “fazer umas fotos dela".

Não só a actual (penta) campeã nacional de triátlo longo me deu toda a liberdade criativa, como se mostrou disponível para me deixar fazer disto um projecto alargado, com várias sessões em várias situações, que representassem não só a atleta, como também a mulher. Um desafio irresistível para mim!

Ao longo das próximas semanas, vão aparecer muitas imagens de triátlo no feminino por aqui e pelas minhas redes sociais. Preparem-se!

 

Princesa Guerreira

No dia em que coloquei a 1ª foto da sessão com a Lilly no Facebook, houve uma chuva de comentários carinhosos (para ela, claro!), mas o que eu mais gostei foi da alcunha que lhe chamaram: Princesa Guerreira!

Quem já fez uma aula que seja com esta super-instrutora do Holmes Place sabe o que é sofrer... quero dizer, treinar!

Fitness sport photo session

Dezenas de Alpinistas iluminam o percurso da primeira ascensão do Matterhorn

Este vídeo mostra aquilo que é possível quando uma empresa tem a visão certa e não se poupa a esforços para o demonstrar. Neste caso, foi a Mammut quem decidiu preparar a comemoração dos 150 anos da 1ª ascensão do Matterhorn, criando uma imagem absolutamente épica.

O Matterhorn é um dos picos mais famosos dos Alpes, com 4478m, e na imagem as lâmpadas vermelhas de dezenas de alpinistas iluminam o percurso feito em 1865 pela expedição de Edward Whymper.


Já agora, se quiserem usar a foto para o vosso wallpaper, eles tiveram a amabilidade de a disponibilizar aqui.

The Matrix

 

“There is no spoon..."

Há locais que pedem literalmente para ser fotografados e este elevador na LX Factory andava a implorar há muito tempo…

Tinha acabado de fotografar o Elias em estúdio para um outro projecto (se têm seguido este blog, adivinharam - retratos de atletas) e decidimos que ainda havia tempo para umas fotos “Matrix style”!

Encarnou bem a personagem, não acham?

O engraçado é que o Elias é a pessoa mais alegre e menos sinistra do Mundo, o que só prova que é também um bom actor!

 

Homens e Cavalos


Há bastante tempo que andava interessado em fotografar cavalos e recentemente conheci umas pessoas fantásticas, fortemente ligadas a este mundo. Conversa puxa conversa e acabei a fotografar uma competição de Saltos de Obstáculos no Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres da Golegã (isto depois de passar toda a manhã a ver treino de cavalos na sua propriedade fabulosa).

Tecnicamente, esta não foi a primeira vez que fotografei este desporto, mas digamos que desta vez levei a coisa mais a sério…
Fiquei muito contente com os resultados, adoro a forma como homem (ou mulher) e cavalo fluem juntos, unidos numa massa de elegância e potência.

O retrato de uma atleta pode tomar formas inesperadas!

Gonçalo Barriga - Sofia


Na sequência de uma série de retratos de atletas que tenho vindo a fazer, convidei a Sofia que, entre muitas outras coisas, é fanática de kitesurf, para uma sessão.

Ainda estávamos nós no “então o que é que vamos fazer hoje”, quando ela se sai com um movimento que transforma o poncho que tinha vestido num disco negro! Umas quantas repetições depois, para acertar a posição das pernas, a expressão do rosto e a forma do disco e tínhamos aquela que é a minha foto favorita de toda a sessão!

Claro que não tem nada a ver com kitesurf, mas tem muito a ver com a Sofia…