Descobrindo Ordem no Caos

Poucas coisas me dão mais prazer do que assistir a um evento desportivo, de máquina na mão, com liberdade para captar as imagens que me apetecer.

E embora me seja irresistível apanhar as tradicionais "actions shots”, dou por mim também a procurar aspectos um pouco mais abstractos, onde os atletas, sendo sempre a peça fundamental, partilham um pouco do protagonismo com outros elementos da imagem, como a paisagem e os equipamentos.

Ao organizar as minhas fotos recentes de competições de Crossfit e OCR (Obstacle Course Racing), descobri ainda que, ao agrupar certas fotos, os conjuntos (de 3 fotos) ganhavam um interesse muito maior do que as fotos individuais.
Isto é prática corrente no mundo editorial, mas não deixa de ser fascinante. É como descobrir ordem dentro do caos.

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Loures Urban Obstacles 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Onde Treinar a Seguir?

 
 

 

Um atleta precisa de mudanças de cenário para treinar, não é?...
Por isso, organizámos uma operação de infiltração no Museu da Electricidade para proporcionar à Vanessa um local épico para pedalar!

E claro que teve de se vestir e maquilhar a rigor!


Team Ninja
modelo: Vanessa Pereira (campeã nacional de triatlo longo)
hair & makeup: Dulce Monteiro e Carolina Ribeiro
fotografia: Gonçalo Barriga
assistente fotografia: Renato Melo
bts video: Miguel Barriga

Muito agradecido a toda a equipa e aos responsáveis do Museu da Electricidade, por terem tornado estas imagens possíveis!

 
 

Life In a Box - Fotografia de Atletas de CrossFit

“Tenho um bom pressentimento”. Foi o que pensei quando entrei pela primeira vez numa box de CrossFit.
Andava à procura de um tema para um projecto fotográfico relacionado com desporto e tinha-o encontrado!

 

O CrossFit tem todos os ingredientes que eu procurava: a intensidade, a interacção entre as pessoas e o aspecto despojado do espaço e dos equipamentos, que amplifica a carga emocional das imagens.

Além disso, tive livre trânsito para fotografar, graças à simpatia dos instrutores e praticantes da Ironbox, que me aturam há vários meses!

 

Já tinha visto (e sentido) treinos de fitness muito fortes, mas isto é todo um outro nível, sobretudo pela variedade de exercícios e pela elevada intensidade.

"O que é o CrossFit?” é muito bem explicado, por quem sabe, neste artigo da In Shape. Eu prefiro usar as imagens para mostrar a dedicação, a intensidade, o sacrifício e a força destes atletas.

Podem ver mais das minhas fotos de CrossFit nesta galeria - Life In a Box - que vai ser actualizada à medida que o projecto for avançando.

Vanessa Pereira - A mulher por detrás da atleta

 

Foi um dia muito bom, aquele em que fui tomar um café com a Vanessa para combinar “fazer umas fotos dela".

Não só a actual (penta) campeã nacional de triátlo longo me deu toda a liberdade criativa, como se mostrou disponível para me deixar fazer disto um projecto alargado, com várias sessões em várias situações, que representassem não só a atleta, como também a mulher. Um desafio irresistível para mim!

Ao longo das próximas semanas, vão aparecer muitas imagens de triátlo no feminino por aqui e pelas minhas redes sociais. Preparem-se!

 

Princesa Guerreira

No dia em que coloquei a 1ª foto da sessão com a Lilly no Facebook, houve uma chuva de comentários carinhosos (para ela, claro!), mas o que eu mais gostei foi da alcunha que lhe chamaram: Princesa Guerreira!

Quem já fez uma aula que seja com esta super-instrutora do Holmes Place sabe o que é sofrer... quero dizer, treinar!

Fitness sport photo session

Homens e Cavalos


Há bastante tempo que andava interessado em fotografar cavalos e recentemente conheci umas pessoas fantásticas, fortemente ligadas a este mundo. Conversa puxa conversa e acabei a fotografar uma competição de Saltos de Obstáculos no Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres da Golegã (isto depois de passar toda a manhã a ver treino de cavalos na sua propriedade fabulosa).

Tecnicamente, esta não foi a primeira vez que fotografei este desporto, mas digamos que desta vez levei a coisa mais a sério…
Fiquei muito contente com os resultados, adoro a forma como homem (ou mulher) e cavalo fluem juntos, unidos numa massa de elegância e potência.

O retrato de uma atleta pode tomar formas inesperadas!

Gonçalo Barriga - Sofia


Na sequência de uma série de retratos de atletas que tenho vindo a fazer, convidei a Sofia que, entre muitas outras coisas, é fanática de kitesurf, para uma sessão.

Ainda estávamos nós no “então o que é que vamos fazer hoje”, quando ela se sai com um movimento que transforma o poncho que tinha vestido num disco negro! Umas quantas repetições depois, para acertar a posição das pernas, a expressão do rosto e a forma do disco e tínhamos aquela que é a minha foto favorita de toda a sessão!

Claro que não tem nada a ver com kitesurf, mas tem muito a ver com a Sofia…

Anatomia de uma Fotomontagem

"How fast do you want to go?

Passo 1: pegar numa fotografia antiga (e aborrecida!), tirada no Marvão

Marvão, Portugal

Passo 2: atirá-la para dentro do Photoshop e "maltratar" os píxeis até lhe espremermos a velocidade!*

Como diria o apresentador do podcast This Week in PhotoFrederick Van Johnson, “pixels were born to be punished!” (“os píxeis foram feitos para serem castigados!”)

*(neste caso, motion blur, noise, contrast, saturation)

velocidade na estrada

Passo 3: fotografar um biker com atitude

Ducati biker

Passo 4: juntar um com o outro e… BAM!

fotomontagem motociclista

Raquel


Uma das coisas que faz dos atletas modelos especiais é capacidade que têm de trazer intensidade a uma imagem.
Além do corpo escultural (isso é comum a muitos outros modelos), conseguem poses de inacreditável elegância e força, com uma naturalidade que me faz duvidar que sejamos sequer da mesma espécie...

E, se for preciso afinar a expressão, basta pedir-lhes que se lembrem da última sessão de treinos, ou do esforço no final de uma prova… o olhar fixa-se e a determinação fica estampada no rosto!

Não é por acaso que muitas das vedetas do desporto se tornam também modelos fotográficos, vejam-se os casos do Cristiano Ronaldo e do Nelson Évora.

A Raquel foi ginasta de alta competição e, embora já tenha deixado as provas e esteja “enferrujada” (nas palavras dela!), continua a parecer absolutamente “sobre-humana” a qualquer pessoa que não consiga tocar com o nariz na ponta dos pés!

Just a perfect day...

Gonçalo Barriga surf Carcavelos.jpg

Eu sei, eu sei… devia estar a fotografar o surf, a acção, foi para isso que vim até Carcavelos no dia da competição Capítulo Perfeito by Billabong… mas já viram este céu e este mar?! (em minha defesa, daquele pico estão a sair dois riders, um para a esquerda e outro para a direita!)

 E esta é a vantagem de estar a fotografar por minha conta, posso mudar os planos sempre que me apetece! ;) 

Não é o Destino que Interessa!

 
 

Ultimamente tenho-me preocupado muito menos com o que pensam e com o que esperam de mim. E sabem que mais? Tenho andado muito mais contente, simpático e produtivo!

Eu sei que isto é um cliché, mas é verdade: o que interessa é a viagem e não o destino! ;)

Desculpem esta filosofia barata, mas a vida corre-me bem! (rezem para eu não escrever num dia mau...)

----------------

It's Not About the Destination!

Been caring a lot less about what people think and expect from me. And guess what? It has made me happier, nicer and more productive!

I know this is a cliché, but it's true: it's all about the ride, not the destination! ;)

Sorry for the cheap philosophy, but I'm having a good time with my life! (pray I don't write a post on a bad day...)

Street Basket

 
 

Rapidamente: no ano passado (2011), fui contratado para fotografar os eventos do NBA 5 United Tour em Barcelona e Madrid. Não só fui visitar os nossos vizinhos em duas cidades que adoro (nice!), como tive 4 dias de fotografia de desporto e festa, que incluíram a presença dos superstars da NBA Dwight Howard (Orlando Magic), Jrue Holiday (Philadelphia Sixers) e Josh Smith (Atlanta Hawks). Já para não falar das simpáticas cheerleaders dos Milwaukee Bucks e Phoenix Suns... ;)

Fica aqui uma amostra.

-------------

Briefly: last year (2011) I was hired to shoot the NBA 5 United Tour at Barcelona and Madrid.

Not only did I get to visit our neighbours in two cities I love (nice!), but also had 4 days of sports and fiesta photography, which included the presence of NBA superstars Dwight Howard (Orlando Magic), Jrue Holiday (Philadelphia Sixers) e Josh Smith (Atlanta Hawks). Not to mention the wonderful Milwaukee Bucks and Phoenix Suns cheerleaders... ;)

Here's a sample.

Regresso ao Passado

 

Esta semana tive oportunidade de fazer uma visita ao passado, acompanhando uns amigos numa sessão de escalada.

Houve uma fase da minha vida em que escalar era mais importante que respirar...! Muitos desportos e experiências depois, constatei que continuo a adorar o ambiente, a paz, a concentração, a energia que se encontra aqui.

Desta vez estive entretido só a tirar fotos, mas para a próxima talvez volte a calçar os pés de gato... (doem-me os pés, só de pensar!...)

------------------

Back to the Past

This week I had the chance to visit the past, by tagging along with some friends in a climbing session.

There was a time in my life when climbing was more important than breathing...! After trying many other sports and experiences, I found that I still love the ambiance, the peace, the focus, the energy here.

This time I was busy just taking pictures, but the next time I might put my climbing shoes back on... (my feet hurt just to think of it!...)

 

Kung Fu

 
 

Equilíbrio, flexibilidade, resistência, força... acho que qualquer de nós associa facilmente estas características ao Kung Ku. Mas vê-las aplicadas numa rápida sequência de movimentos perfeitos (e potencialmente mortais) é impressionante!

O Bruno desafiou-me para este projecto: usar técnicas de iluminação estroboscópicas (desculpem o palavrão) para "congelar" um artista marcial em acção.

Roubámos a ideia ao Joe Mcnally, uma das nossas maiores fontes de inspiração e a Mafalda, Instrutora da Escola Folha de Bambú teve a amabilidade e paciência para servir de cobaia.

Assim, ao fim de muitos "takes", chegámos a um resultado onde estava tudo no lugar. Depois, foi "só" compôr as imagens e editar alguns detalhes e... voilá!

------------------

Balance, flexibility, resistance, strength... I think that anyone of us can easily associate these characteristics to Kung Fu. But watching them applied to a fast sequence of perfect (and potencially deadly) movements is impressive!

Bruno challenged me to do this project: to use stroboscopic lighting tecniques (forgive the big words) in order to "freeze" a marcial artist in action.

We stole the idea from one of our biggest sources of inspiration, Joe Mcnally. Mafalda, who is an Instructor at the Folha de Bambú School, was kind and pacient enough to be our guinnea pig.

So, after a bunch of "takes", we came to a result with everyting in place. Then, "all" I had to do was arrange the images and edit some details and...voilá!