Descobrindo Ordem no Caos

Poucas coisas me dão mais prazer do que assistir a um evento desportivo, de máquina na mão, com liberdade para captar as imagens que me apetecer.

E embora me seja irresistível apanhar as tradicionais "actions shots”, dou por mim também a procurar aspectos um pouco mais abstractos, onde os atletas, sendo sempre a peça fundamental, partilham um pouco do protagonismo com outros elementos da imagem, como a paisagem e os equipamentos.

Ao organizar as minhas fotos recentes de competições de Crossfit e OCR (Obstacle Course Racing), descobri ainda que, ao agrupar certas fotos, os conjuntos (de 3 fotos) ganhavam um interesse muito maior do que as fotos individuais.
Isto é prática corrente no mundo editorial, mas não deixa de ser fascinante. É como descobrir ordem dentro do caos.

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Loures Urban Obstacles 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Lifestyle, Viagens e Fotografia

Uma das vantagens em fotografar pessoas, é que se conhece muita gente interessante, como o Karl-Heinz Limberg, quem eu fotografei no ano passado, no magnífico Palácio Belmonte, em Lisboa.
O facto de ele se interessar por viagens, fitness e a sua atitude fabulosa em relação à vida em geral, fez de nós amigos instantaneamente!

Recentemente, ele entrevistou-me para o seu blog, a falar sobre fotografia e algumas das decisões que me levaram a tornar-me fotógrafo profissional.
Se têm interesse em lifestyle, fitness e viagens, decididamente têm de dar uma espreita ao que ele anda a fazer.

 

       Karl-Heinz Limberg no Palacio Belmonte

Fotografia Incrivelmente Doce

(Desculpem o trocadilho, não resisti…)

O projecto No Ponto tem como objectivo documentar exaustivamente a doçaria Portuguesa, e a Cristina Castro, mentora do projecto, convidou-me para fazer as imagens individuais dos doces que serão incluídas na colecção de livros a publicar.
Há mais de um ano que andamos a recolher e a fotografar os doces representativos de Portugal, que serão distribuídos por vários livros e este ano sai o primeiro: os doces da região Norte.

Além dos livros, o projecto tem uma componente online, com a descrição das viagens no blog On The Road e entrevistas com os doceiros no site No Ponto e no canal Youtube. Podem ainda seguir esta aventura nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Mal posso esperar por ver e divulgar o resultado final, mas entretanto levanto um bocadinho o véu...

 Clarinhas de Fão - Esposende, Portugal

Clarinhas de Fão - Esposende, Portugal

 Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo, Portugal

Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo, Portugal

 
 Valencianos - Valença do Minho, Portugal

Valencianos - Valença do Minho, Portugal

 Especialidades Clautrais - Santo Tirso, Portugal

Especialidades Clautrais - Santo Tirso, Portugal

 
 Foguetes - Amarante, Portugal

Foguetes - Amarante, Portugal

 
 Amores de Viana - Viana do Castelo, Portugal

Amores de Viana - Viana do Castelo, Portugal

 Rochedos - Alfândega da Fé, Portugal

Rochedos - Alfândega da Fé, Portugal

 
 Rebuçados da Régua - Peso da Régua, Portugal

Rebuçados da Régua - Peso da Régua, Portugal

Onde Treinar a Seguir?

 
 

 

Um atleta precisa de mudanças de cenário para treinar, não é?...
Por isso, organizámos uma operação de infiltração no Museu da Electricidade para proporcionar à Vanessa um local épico para pedalar!

E claro que teve de se vestir e maquilhar a rigor!


Team Ninja
modelo: Vanessa Pereira (campeã nacional de triatlo longo)
hair & makeup: Dulce Monteiro e Carolina Ribeiro
fotografia: Gonçalo Barriga
assistente fotografia: Renato Melo
bts video: Miguel Barriga

Muito agradecido a toda a equipa e aos responsáveis do Museu da Electricidade, por terem tornado estas imagens possíveis!

 
 

Life In a Box - Fotografia de Atletas de CrossFit

“Tenho um bom pressentimento”. Foi o que pensei quando entrei pela primeira vez numa box de CrossFit.
Andava à procura de um tema para um projecto fotográfico relacionado com desporto e tinha-o encontrado!

 

O CrossFit tem todos os ingredientes que eu procurava: a intensidade, a interacção entre as pessoas e o aspecto despojado do espaço e dos equipamentos, que amplifica a carga emocional das imagens.

Além disso, tive livre trânsito para fotografar, graças à simpatia dos instrutores e praticantes da Ironbox, que me aturam há vários meses!

 

Já tinha visto (e sentido) treinos de fitness muito fortes, mas isto é todo um outro nível, sobretudo pela variedade de exercícios e pela elevada intensidade.

"O que é o CrossFit?” é muito bem explicado, por quem sabe, neste artigo da In Shape. Eu prefiro usar as imagens para mostrar a dedicação, a intensidade, o sacrifício e a força destes atletas.

Podem ver mais das minhas fotos de CrossFit nesta galeria - Life In a Box - que vai ser actualizada à medida que o projecto for avançando.

Homens e Cavalos


Há bastante tempo que andava interessado em fotografar cavalos e recentemente conheci umas pessoas fantásticas, fortemente ligadas a este mundo. Conversa puxa conversa e acabei a fotografar uma competição de Saltos de Obstáculos no Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres da Golegã (isto depois de passar toda a manhã a ver treino de cavalos na sua propriedade fabulosa).

Tecnicamente, esta não foi a primeira vez que fotografei este desporto, mas digamos que desta vez levei a coisa mais a sério…
Fiquei muito contente com os resultados, adoro a forma como homem (ou mulher) e cavalo fluem juntos, unidos numa massa de elegância e potência.

Anatomia de uma Fotomontagem

"How fast do you want to go?

Passo 1: pegar numa fotografia antiga (e aborrecida!), tirada no Marvão

Marvão, Portugal

Passo 2: atirá-la para dentro do Photoshop e "maltratar" os píxeis até lhe espremermos a velocidade!*

Como diria o apresentador do podcast This Week in PhotoFrederick Van Johnson, “pixels were born to be punished!” (“os píxeis foram feitos para serem castigados!”)

*(neste caso, motion blur, noise, contrast, saturation)

velocidade na estrada

Passo 3: fotografar um biker com atitude

Ducati biker

Passo 4: juntar um com o outro e… BAM!

fotomontagem motociclista

Raquel


Uma das coisas que faz dos atletas modelos especiais é capacidade que têm de trazer intensidade a uma imagem.
Além do corpo escultural (isso é comum a muitos outros modelos), conseguem poses de inacreditável elegância e força, com uma naturalidade que me faz duvidar que sejamos sequer da mesma espécie...

E, se for preciso afinar a expressão, basta pedir-lhes que se lembrem da última sessão de treinos, ou do esforço no final de uma prova… o olhar fixa-se e a determinação fica estampada no rosto!

Não é por acaso que muitas das vedetas do desporto se tornam também modelos fotográficos, vejam-se os casos do Cristiano Ronaldo e do Nelson Évora.

A Raquel foi ginasta de alta competição e, embora já tenha deixado as provas e esteja “enferrujada” (nas palavras dela!), continua a parecer absolutamente “sobre-humana” a qualquer pessoa que não consiga tocar com o nariz na ponta dos pés!

Bruno

Às vezes é muito mais fácil fotografar alguém quando juntamos alguma coisa que faça parte da sua vida. Como uma mota.

O Bruno é um grande chef e já o fotografei várias vezes na cozinha, mas quando ele me disse que guiava uma Ducati branca, linda… bem, sabem como é… tinha de acontecer!

Já agora, ele trabalha no QB Essence, em Oeiras. Se ainda não conhecem, não sabem o que estão a perder! ;) 

Cool Pet Photo

"Retratos de animais de estimação?! O que é isso?!"

 

Tal como muitos de vocês, eu tenho tido animais de estimação desde que me lembro. Quando era pequeno, havia um cão que esperava por mim à porta de casa e me seguia de um lado para o outro, era o meu "cão da rua".

Já tive cães, gatos, papagaios, hamsters, peixes...

 

À medida que me fui interessando por fotografia, comecei a fotografá-los, claro. Só um havia um pequeno problema… já tentaram fotografar o vosso cão?… O que é que acontece assim que se ajoelham para se porem ao nível dele?… Exactamente, ele vem a correr para brincar!

 

 

Portanto… eu adoro animais + eu adoro fotografia + é difícil fazer uma foto de jeito do nosso bicho… hum… nasce a Cool Pet Photo!

Agora posso fotografar animais diferentes a toda a hora! É um bocado como ser aquele tio que brinca com as crianças enquanto está tudo bem e sai quando começam as birras…!

E se acham que fotografar crianças é difícil, experimentem um gato...

Se quiserem saber mais sobre a Cool Pet Photo, vão até ao nosso site em http://coolpetphoto.com e juntem-se a nós no Facebook em https://www.facebook.com/coolpetphoto

 




ASP Cascais Billabong Pro 2013 - Skeleton Sea

João Parrinha, um dos mentores do Skeleton Sea

Grandes ondas na praia de Carcavelos e uma vitória espectacular do brasileiro Jadson André! (publicarei fotos de surf em breve).

Mas houve outra coisa neste evento que me impressionou verdadeiramente… enquanto os atletas bombavam na água, foi montada uma exposição de arte na areia.

Skeleton Sea é um projecto artístico com uma mensagem clara: manter o oceano limpo! São surfistas e artistas que se dedicam a transformar lixo da praia em esculturas incríveis.

Voltei com algumas boas fotos de acção (além de um escaldão), mas a descoberta deste projecto foi o ponto alto do dia!

Eu vou mantê-los debaixo de olho e vocês, se gostam de arte, deviam fazer mesmo.

-----------

Awesome waves at Carcavelos beach, with a huge victory by brazilian surfer Jadson Andre! (I’ll post some action photos soon).

But there was something else at the event that really impressed me… as the riders dropped, pumped and aired in the water, an art exhibition was set up on the sand.

Skeleton Sea is an art project with a very distinct message: keep the ocean clean! They are surfers and artists who set out to turn regular beach trash into amazing sculptures.

I came back with some nice action shots (and a sunburn), but discovering this project was what made my day!

I´m going to keep an eye on them and, if you love art, so should you.