Anatomia de uma Fotomontagem

"How fast do you want to go?

Passo 1: pegar numa fotografia antiga (e aborrecida!), tirada no Marvão

Marvão, Portugal

Passo 2: atirá-la para dentro do Photoshop e "maltratar" os píxeis até lhe espremermos a velocidade!*

Como diria o apresentador do podcast This Week in PhotoFrederick Van Johnson, “pixels were born to be punished!” (“os píxeis foram feitos para serem castigados!”)

*(neste caso, motion blur, noise, contrast, saturation)

velocidade na estrada

Passo 3: fotografar um biker com atitude

Ducati biker

Passo 4: juntar um com o outro e… BAM!

fotomontagem motociclista

Fotografia Profissional

 

História de terror para fotógrafos.

Há uns anos, em plena sessão de retrato para um cliente comercial, ouvi um estalido no interior da máquina e fiquei com a sensação de que qualquer coisa se tinha soltado. O obturador parecia continuar a funcionar, mas nada de imagem, alguma coisa de muito errado se tinha passado!

Um componente no interior da minha Canon 5D, o espelho, soltara-se, ficando literalmente a chocalhar lá dentro! Retirei a objectiva com cuidado e ele caiu-me na mão! Não altura só consegui pensar “isto não pode ser bom…"

Com um sorriso nos lábios mas a tremer por dentro, pedi um minuto ao grupo que estava a fotografar. ("Fiquei sem máquina, fiquei sem máquina…! Bem, ninguém aqui quer saber, pensas nisso depois!")

Fui à mochila buscar a máquina suplente que levo sempre et voilà, a sessão continuou.

Vim a saber depois que se tratava de um defeito de fabrico que afectou aquela série e que a Canon já tinha reconhecido o problema e estava a fazer as reparações sem custos. Ufa!

“Mas porque é que não tens um seguro para o equipamento fotográfico, Gonçalo?"

Porque, pasmem, não há nenhuma companhia em Portugal que o faça! (Se eu estiver enganado, por favor avisem-me)

Ainda hoje o meu cliente não sabe que houve um problema sério durante esta sessão. O que ele sabe é que tudo resultou e que ficou com as fotos de que precisava.

Ser fotógrafo profissional não é só saber fazer boas imagens, é saber resolver problemas. Melhor ainda, antecipá-los. Não é barato ter duas máquinas em vez de uma, mas pode salvar-nos a pele!

 

Raquel


Uma das coisas que faz dos atletas modelos especiais é capacidade que têm de trazer intensidade a uma imagem.
Além do corpo escultural (isso é comum a muitos outros modelos), conseguem poses de inacreditável elegância e força, com uma naturalidade que me faz duvidar que sejamos sequer da mesma espécie...

E, se for preciso afinar a expressão, basta pedir-lhes que se lembrem da última sessão de treinos, ou do esforço no final de uma prova… o olhar fixa-se e a determinação fica estampada no rosto!

Não é por acaso que muitas das vedetas do desporto se tornam também modelos fotográficos, vejam-se os casos do Cristiano Ronaldo e do Nelson Évora.

A Raquel foi ginasta de alta competição e, embora já tenha deixado as provas e esteja “enferrujada” (nas palavras dela!), continua a parecer absolutamente “sobre-humana” a qualquer pessoa que não consiga tocar com o nariz na ponta dos pés!

Just a perfect day...

Gonçalo Barriga surf Carcavelos.jpg

Eu sei, eu sei… devia estar a fotografar o surf, a acção, foi para isso que vim até Carcavelos no dia da competição Capítulo Perfeito by Billabong… mas já viram este céu e este mar?! (em minha defesa, daquele pico estão a sair dois riders, um para a esquerda e outro para a direita!)

 E esta é a vantagem de estar a fotografar por minha conta, posso mudar os planos sempre que me apetece! ;) 

Bruno

Às vezes é muito mais fácil fotografar alguém quando juntamos alguma coisa que faça parte da sua vida. Como uma mota.

O Bruno é um grande chef e já o fotografei várias vezes na cozinha, mas quando ele me disse que guiava uma Ducati branca, linda… bem, sabem como é… tinha de acontecer!

Já agora, ele trabalha no QB Essence, em Oeiras. Se ainda não conhecem, não sabem o que estão a perder! ;) 

Tempo & Dinheiro

Gosto muito da palestra de Alan Watts "What if Money Was No Object?

E periodicamente, faço a mim próprio a difícil pergunta: “se não tivesses obstáculos de tempo e dinheiro (ou outros), o que é que gostavas de fazer nos próximos anos?”

Para facilitar, às vezes reduzo um pouco o leque de escolha: “se não tivesses obstáculos de tempo e dinheiro (ou outros), o que é que gostavas de fotografar nos próximos anos?”

Quando tiramos do caminho aquilo que (pelo menos na nossa cabeça) nos está a impedir de realizar os nossos sonhos, ficamos com a responsabilidade de assumir controlo sobre o nossa felicidade. Se calhar por isso é que temos sempre tantos “obstáculos”…

Backup!

Marrocos.jpg

Conhecem a expressão "um ficheiro só existe se existir em dois locais”?

Vá lá pessoal, toca a duplicar os vosso preciosos ficheiros para um segundo disco…

 

"Mas os discos são caros…"

A sério?!

E quanto é que custou a viagem de sonho que fizeram? Vão voltar à Índia nos próximos tempos?…

Já para não falar das fotos do 10º aniversário do vosso filho, vão poder repeti-las se as perderem?

 

O processo é simples:

1. regresso a casa

2. descarregar as fotos para o computador (não esperem até à semana que vem, façam-no agora!)

3. copiar as fotos para um disco externo

4. formatar o cartão na máquina (depois de verificar e voltar a verificar se estão gravados no disco)

 

Isto é o mínimo dos mínimos.

 

Se quiserem ser ainda mais cuidadosos, ainda podem:

5. copiar para para um segundo disco externo e guardá-lo em casa de um amigo (ou usar um serviço de backup online, como o Carbonite ou Backblaze)

 

Cool Pet Photo

"Retratos de animais de estimação?! O que é isso?!"

 

Tal como muitos de vocês, eu tenho tido animais de estimação desde que me lembro. Quando era pequeno, havia um cão que esperava por mim à porta de casa e me seguia de um lado para o outro, era o meu "cão da rua".

Já tive cães, gatos, papagaios, hamsters, peixes...

 

À medida que me fui interessando por fotografia, comecei a fotografá-los, claro. Só um havia um pequeno problema… já tentaram fotografar o vosso cão?… O que é que acontece assim que se ajoelham para se porem ao nível dele?… Exactamente, ele vem a correr para brincar!

 

 

Portanto… eu adoro animais + eu adoro fotografia + é difícil fazer uma foto de jeito do nosso bicho… hum… nasce a Cool Pet Photo!

Agora posso fotografar animais diferentes a toda a hora! É um bocado como ser aquele tio que brinca com as crianças enquanto está tudo bem e sai quando começam as birras…!

E se acham que fotografar crianças é difícil, experimentem um gato...

Se quiserem saber mais sobre a Cool Pet Photo, vão até ao nosso site em http://coolpetphoto.com e juntem-se a nós no Facebook em https://www.facebook.com/coolpetphoto