Desporto

The CrossFit Games Open - Cátia

Finalmente, temos a Cátia.

Não sei o que a caracteriza melhor, um coração gigante ou uma vontade de ferro, mas se és um dos que a tem como amiga, podes dar-te por feliz.

(Além disso, fica sempre espectacular nas fotos, mas isso é só um extra).

Workout 19.5

33-27-21-15-9 reps for time of:

29-kg. thrusters, Chest-to-bar pull-ups

Time cap: 20 minutes

Durante a sessão de fotos, eu próprio fiz um pequeno treino, a subir e descer um escadote com uma 70-200 mm numa Canon 5D Mk IV.

Não que eu seja masoquista, mas para “limpar” o fundo tive de fotografar de ângulos extremos, de cima e de baixo.

The CrossFit Games Open 2019 - Andreia

Continuando as séries de fotos de atletas individuais no CrossFit Games Open 2019 da CrossFit AlphaDen, segue-se a Andreia.

Sou fã das aulas desta coach! A exigência dela nas aulas e nas competições (levei várias no rep dela durante o Open!) relembram-me que treinar não é só mover o corpo, mas estabelecer e atingir objectivos, sejam pequenos ou grandes.

E como a melhor forma de ensinar é dar o exemplo, em competição mostra que foco, determinação e excelência não são palavras, mas acções.

Concretamente, no wod (workout of the day) destas fotos o objectivo dos atletas era completar o seguinte conjunto de exercícios no menor tempo possível (até 10 min):

60 m dumbbell overhead lunge, 50 dumbbell box step-ups, 50 strict handstand push-ups, 60 m handstand walk

The CrossFit Games Open 2019 - Coach T

“O que foi isto?!…"

“Isto”, foi o Tiago a passar, deixando todos para trás!

Tiago Lousa (Coach T) é uma autêntica máquina quando se trata de wods de resistência e velocidade. É também o motor por trás da CrossFit Alpha Den, tendo-a co-fundado há quase 3 anos e guiando-a, dando o exemplo do que um verdadeiro atleta deve ser.

As minhas capacidades fotográficas têm-se desenvolvido só a tentar acompanhá-lo. Assim que se ouve “321 GO!” eu sei que não haverá trégua à medida que ele devora as reps, seguindo imparável de exercício para exercício, até o wod estar completo. Pestanejas e já foste!

The CrossFit Games Open 2019 - Phelps

O CrossFit Games Open 2019 terminou (quer dizer, o primeiro, porque excepcionalmente, vai haver outro lá mais para o fim deste ano, mas não é por isso que estou a escrever).

Tive oportunidade de fazer muitas fotos na CrossFit Alpha Den (quando não estava eu próprio a fazer os wods) e acabei por ficar com algumas pequenas séries de que gosto muito, que mostram atletas que admiro verdadeiramente. Como o meu grande amigo Nuno “Phelps”, que é a pura definição de um atleta de CrossFit - motivado e competitivo, mas sempre pronto a ajudar e a incentivar todos à sua volta.

O Nuno é um dos crossfitters mais experientes da box, e atleta de longa data antes disso, com vastos conhecimentos que está sempre pronto a partilhar.

Descobrindo Ordem no Caos

Poucas coisas me dão mais prazer do que assistir a um evento desportivo, de máquina na mão, com liberdade para captar as imagens que me apetecer.

E embora me seja irresistível apanhar as tradicionais "actions shots”, dou por mim também a procurar aspectos um pouco mais abstractos, onde os atletas, sendo sempre a peça fundamental, partilham um pouco do protagonismo com outros elementos da imagem, como a paisagem e os equipamentos.

Ao organizar as minhas fotos recentes de competições de Crossfit e OCR (Obstacle Course Racing), descobri ainda que, ao agrupar certas fotos, os conjuntos (de 3 fotos) ganhavam um interesse muito maior do que as fotos individuais.
Isto é prática corrente no mundo editorial, mas não deixa de ser fascinante. É como descobrir ordem dentro do caos.

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Loures Urban Obstacles 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Life In a Box - Fotografia de Atletas de CrossFit

“Tenho um bom pressentimento”. Foi o que pensei quando entrei pela primeira vez numa box de CrossFit.
Andava à procura de um tema para um projecto fotográfico relacionado com desporto e tinha-o encontrado!

 

O CrossFit tem todos os ingredientes que eu procurava: a intensidade, a interacção entre as pessoas e o aspecto despojado do espaço e dos equipamentos, que amplifica a carga emocional das imagens.

Além disso, tive livre trânsito para fotografar, graças à simpatia dos instrutores e praticantes da Ironbox, que me aturam há vários meses!

 

Já tinha visto (e sentido) treinos de fitness muito fortes, mas isto é todo um outro nível, sobretudo pela variedade de exercícios e pela elevada intensidade.

"O que é o CrossFit?” é muito bem explicado, por quem sabe, neste artigo da In Shape. Eu prefiro usar as imagens para mostrar a dedicação, a intensidade, o sacrifício e a força destes atletas.

Podem ver mais das minhas fotos de CrossFit nesta galeria - Life In a Box - que vai ser actualizada à medida que o projecto for avançando.

Vanessa Pereira - A mulher por detrás da atleta

 

Foi um dia muito bom, aquele em que fui tomar um café com a Vanessa para combinar “fazer umas fotos dela".

Não só a actual (penta) campeã nacional de triátlo longo me deu toda a liberdade criativa, como se mostrou disponível para me deixar fazer disto um projecto alargado, com várias sessões em várias situações, que representassem não só a atleta, como também a mulher. Um desafio irresistível para mim!

Ao longo das próximas semanas, vão aparecer muitas imagens de triátlo no feminino por aqui e pelas minhas redes sociais. Preparem-se!

 

Princesa Guerreira

No dia em que coloquei a 1ª foto da sessão com a Lilly no Facebook, houve uma chuva de comentários carinhosos (para ela, claro!), mas o que eu mais gostei foi da alcunha que lhe chamaram: Princesa Guerreira!

Quem já fez uma aula que seja com esta super-instrutora do Holmes Place sabe o que é sofrer... quero dizer, treinar!

Fitness sport photo session

Anatomia de uma Fotomontagem

"How fast do you want to go?

Passo 1: pegar numa fotografia antiga (e aborrecida!), tirada no Marvão

Marvão, Portugal

Passo 2: atirá-la para dentro do Photoshop e "maltratar" os píxeis até lhe espremermos a velocidade!*

Como diria o apresentador do podcast This Week in PhotoFrederick Van Johnson, “pixels were born to be punished!” (“os píxeis foram feitos para serem castigados!”)

*(neste caso, motion blur, noise, contrast, saturation)

velocidade na estrada

Passo 3: fotografar um biker com atitude

Ducati biker

Passo 4: juntar um com o outro e… BAM!

fotomontagem motociclista

Raquel


Uma das coisas que faz dos atletas modelos especiais é capacidade que têm de trazer intensidade a uma imagem.
Além do corpo escultural (isso é comum a muitos outros modelos), conseguem poses de inacreditável elegância e força, com uma naturalidade que me faz duvidar que sejamos sequer da mesma espécie...

E, se for preciso afinar a expressão, basta pedir-lhes que se lembrem da última sessão de treinos, ou do esforço no final de uma prova… o olhar fixa-se e a determinação fica estampada no rosto!

Não é por acaso que muitas das vedetas do desporto se tornam também modelos fotográficos, vejam-se os casos do Cristiano Ronaldo e do Nelson Évora.

A Raquel foi ginasta de alta competição e, embora já tenha deixado as provas e esteja “enferrujada” (nas palavras dela!), continua a parecer absolutamente “sobre-humana” a qualquer pessoa que não consiga tocar com o nariz na ponta dos pés!