Retrato

The BODY Project - Elora

Music: Start The Clock — Ivy Lab

The BODY Project é uma forma de explorar visualmente o que sempre admirei — pessoas que se conseguem expressar com o corpo. Nasceu espontaneamente em frente da minha câmara e tem crescido com cada sessão fotográfica.

Esta não foi a primeira vez que fotografei a Elora (@eloraaaah) — na verdade, ela é bastante popular no meu Instagram.

Ela tem visitado Lisboa regularmente nos últimos anos por causa dos seus próprios projectos de dança e juntámo-nos diversas vezes para fotografar só por fotografar.

Talvez tenha sido essa familiaridade que fez desta sessão tão especial (ou talvez porque ela é uma bailarina incrível!) De qualquer forma, a nossa "sessão de 1 hora" transformou-se num dia inteiro a fotografar e até a filmar.

Isto foi uma colaboração no verdadeiro sentido da palavra — e não o cliché das redes sociais — onde ambos contribuímos com o nosso melhor esforço e a nossa melhor energia para criar arte sem outro destino que não a própria arte.

Test Shoot no Estúdio

Num "test shoot" há um nível de liberdade criativa muito especial. E isso é simultaneamente espectacular e assustador: "o que é que eu faço?..."

"Calma, isto é uma oportunidade de tirar uma das ideias da gaveta e finalmente trazê-la à vida!" — Foi isso que eu disse a mim próprio uns dias antes desta sessão.

Andava com vontade de brincar com filtros coloridos no estúdio e esta era a altura perfeita.

O meu desafio era chegar tão perto quanto possível ao resultado final directamente na captura e acho que consegui (vejam o antes & depois de uma das imagens — a da esquerda é saída directamente da câmara, sem qualquer pós-produção).

No dia da sessão arranquei decidido a fazer uns retratos simpáticos, com umas cores bonitas, mas recebi bem mais do que isso. A minha linda modelo Funmi (@thefunmiofficial) acrescentou carácter, emoção e fluidez, enchendo de vida cada foto!

Um retrato é verdadeiramente um empreendimento colectivo — eu só consigo chegar até certo ponto do meu lado da câmara.

 
 
 
 
 
 
 

Iluminação de Estúdio ou Luz Natural?

Nunca percebi o debate "Fotógrafo de Estúdio vs Fotógrafo de Luz Natural". Pronto, está dito!

Luz é luz. Não interessa sem vem de uma lâmpada na nossa sala ou de uma esfera gigante incandescente, a 150 000 000 km (o nosso Sol magnífico). Na fotografia, o que importa é como a usamos. E simular luz natural é só uma questão de orçamento, como dirá qualquer director de fotografia.

No estúdio, tenho um nível de controlo que é impossível na rua — posso fotografar 8 horas seguidas com exactamente a mesma luz espectacular na primeira e na última foto.

No exterior, se escolhermos bem a altura do dia e soubermos trabalhar com as condições disponíveis, somos brindados com uma luz ambiente espectacular. E ainda temos a opção de a usar "tal qual" ou modificá-la a gosto, usando reflectores, luzes artificiais, bandeiras, etc. Mas por tempo limitado. O sol não espera por ninguém.

Então qual é melhor?... Luz de estúdio ou luz natural? Claro que a resposta é o irritante "depende"!

Como fotógrafo, eu estou nos dois lados. Se procuro fazer um retrato com ambiente, onde a envolvência é uma parte importante da imagem, provavelmente vou usar luz natural. Se preciso da consistência que só a iluminação de estúdio proporciona, luz artificial será.

Estes são dois dos meus retratos favoritos à data, Um foi fotografado em estúdio com flash e o outro em exteriores, com 100% luz natural.

O primeiro não é suposto parecer que foi fotografado na rua. Era suposto ter uma iluminação forte, contrastada, quase de palco, para realçar a ideia de "realização".

O segundo foi uma questão de oportunidade. Eu estava a fazer tempo para a luz de pôr do sol perfeita do outro lado do edifício, por isso tivemos tempo para fazer umas fotos numa zona à sombra. E ainda bem que o fizemos!

atleta feminina de crossfit a posar para retrato
 

Só como aparte, a pós-produção digital também tem um papel importante na minha fotografia, mas essa discussão fica para a próxima. De qualquer forma, ficam aqui as versões antes e depois destes dois retratos.

Retratos Criativos para Clínica Veterinária

Quando o Centro Veterinário de Alverca (CVA) me contratou, o trabalho era actualizar as fotografias do staff para o website deles. Sabem como é, aquele retrato profissional bonitinho que toda a gente deve ter. Mas eu conheço umas quantas pessoas que trabalham em saúde animal e eles são divertidos, por isso sugeri fazer um retrato divertido, para juntar ao clássico e — sorte minha — o cliente aceitou.

Agora só faltava convencer toda a gente a alinhar...

Confesso que estava à espera de alguma resistência porque as pessoas estavam no meio do seu dia de trabalho e nem toda a gente gosta de ser fotografada, muito menos colaborar com uma ideia maluca de retrato criativo de um fotógrafo. Mas, para minha surpresa, a maioria foi receptiva ao desafio e juntos chegámos a um conceito de fotografia que seria uma caricatura de alguma forma relacionada com o seu papel específico na clínica.

Claro que alguns fizeram batota e foram buscar um bicho fofinho para posar com eles!

Vanessa Pereira - A mulher por detrás da atleta

 

Foi um dia muito bom, aquele em que fui tomar um café com a Vanessa para combinar “fazer umas fotos dela".

Não só a actual (penta) campeã nacional de triátlo longo me deu toda a liberdade criativa, como se mostrou disponível para me deixar fazer disto um projecto alargado, com várias sessões em várias situações, que representassem não só a atleta, como também a mulher. Um desafio irresistível para mim!

Ao longo das próximas semanas, vão aparecer muitas imagens de triátlo no feminino por aqui e pelas minhas redes sociais. Preparem-se!

 

Princesa Guerreira

No dia em que coloquei a 1ª foto da sessão com a Lilly no Facebook, houve uma chuva de comentários carinhosos (para ela, claro!), mas o que eu mais gostei foi da alcunha que lhe chamaram: Princesa Guerreira!

Quem já fez uma aula que seja com esta super-instrutora do Holmes Place sabe o que é sofrer... quero dizer, treinar!

Fitness sport photo session

The Matrix

 

“There is no spoon..."

Há locais que pedem literalmente para ser fotografados e este elevador na LX Factory andava a implorar há muito tempo…

Tinha acabado de fotografar o Elias em estúdio para um outro projecto (se têm seguido este blog, adivinharam - retratos de atletas) e decidimos que ainda havia tempo para umas fotos “Matrix style”!

Encarnou bem a personagem, não acham?

O engraçado é que o Elias é a pessoa mais alegre e menos sinistra do Mundo, o que só prova que é também um bom actor!

 

Anatomia de uma Fotomontagem

"How fast do you want to go?

Passo 1: pegar numa fotografia antiga (e aborrecida!), tirada no Marvão

Marvão, Portugal

Passo 2: atirá-la para dentro do Photoshop e "maltratar" os píxeis até lhe espremermos a velocidade!*

Como diria o apresentador do podcast This Week in PhotoFrederick Van Johnson, “pixels were born to be punished!” (“os píxeis foram feitos para serem castigados!”)

*(neste caso, motion blur, noise, contrast, saturation)

velocidade na estrada

Passo 3: fotografar um biker com atitude

Ducati biker

Passo 4: juntar um com o outro e… BAM!

fotomontagem motociclista