Dêem-me tempo para respirar!

 

Na fotografia, a criatividade está a ser impulsionada pela tecnologia, ou, pelo contrário a ser limitada pelo seu rápido crescimento?

É indiscutível que conseguimos fazer muito mais com todas as novas ferramentas e as suas capacidades melhoradas (a sensibilidade e qualidade de imagem dos novos sensores, por exemplo, está a abrir todo um novo mundo de possibilidades), mas será que conseguimos acompanhar este ritmo e continuar a produzir trabalho significativo e bem estruturado? No limite, será que conseguimos produzir seja o que for, se nos quisermos manter a par de todas as novidades de equipamento? Sem falar nas dúzias de programas de edição de imagem e milhões de filtros disponíveis!

Eu sou todo a favor da evolução e adoro ter o poder de fotografar em condições praticamente sem luz, live view, vídeo, 10 frames/seg, etc, etc, etc… mas assim que me começo a habituar a uma máquina, sai logo outra que supostamente a torna obsoleta!

A arte precisa da ajuda de ferramentas para se materializar, claro, mas os artistas e criativos precisam de amadurecer (pelo menos um pouco) com essas ferramentas antes de mudar. Caso contrário, parece que nos estão a enfiar fast food pela goela abaixo!

A minha outra embirração é a forma displicente como consumimos arte na net (sim, eu também estou incluído!)

Um fotógrafo que eu admiro disse recentemente que nós estamos a desenvolver a capacidade de rapidamente olhar e processar visualmente uma grande quantidade de imagens, enquanto as "folheamos" na net. Permitam-me discordar… eu acho que sim, que nós olhamos para um monte de imagens todos os dias (redes sociais, revistas online, sites de fotografia…), mas será que verdadeiramente as vemos? Não. Não no sentido de lhes darmos mais atenção do que "giro", "hum", "fixe", "boa"… estamos sempre com uma espécie de pressa em passar para a imagem seguinte. Talvez porque elas são praticamente infinitas na net! E talvez isso nos esteja a reduzir a capacidade de distinguir boa fotografia, de fotografia… hum… como direi… "menos boa"?

Suponho que seja esta uma das razões porque eu gosto tanto de fotos impressas. Há tempo.

 

Blonde is Beautiful

 
 

A Laura é tão simpática que tive alguma dificuldade em conseguir poses sem o seu sorriso fabuloso.

Eu queria um retrato mais tipo beleza/sedução, mas a sua personalidade descontraída e divertida estava sempre a meter-se no caminho!

Ao fim de uns quantos disparos, tinha de a deixar sair para fora, "ok, podes rir à vontade!"

Fiquei muito contente com o resultado final da sessão, mas quem não ficaria, com uma modelo linda de morrer como ela?!

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Laura is so nice and friendly that I have to admit it was a challenge to make her pose without her beautiful smile.

I was going for a more seduction/beauty type portrait, but her happy, easygoing personality just kept popping up!

After every few shots, I had to let her out, "okay, you can laugh, now!"

I'm very happy with the final images, but who wouldn't, with a drop dead gorgeous model like her?!

Não é o Destino que Interessa!

 
 

Ultimamente tenho-me preocupado muito menos com o que pensam e com o que esperam de mim. E sabem que mais? Tenho andado muito mais contente, simpático e produtivo!

Eu sei que isto é um cliché, mas é verdade: o que interessa é a viagem e não o destino! ;)

Desculpem esta filosofia barata, mas a vida corre-me bem! (rezem para eu não escrever num dia mau...)

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It's Not About the Destination!

Been caring a lot less about what people think and expect from me. And guess what? It has made me happier, nicer and more productive!

I know this is a cliché, but it's true: it's all about the ride, not the destination! ;)

Sorry for the cheap philosophy, but I'm having a good time with my life! (pray I don't write a post on a bad day...)

Print vs Digital

 
 

De volta do Uganda! Viagem incrível! Para os amigos que me têm perguntado pelas fotos, elas estão vivas e boas de saúde... :D

Agora a sério, estou há várias semanas a fazer a selecção das favoritas e a decidir o que fazer com elas. São tantas! Mas uma coisa é certa, as melhores são para imprimir. O digital tem milhões de vantagens, mas o impacto de uma imagem física, em papel, dentro de uma moldura, não tem comparação. Pelo menos na minha modesta opinião.

Já tenho alguns gatos prontos para pendurar e, cá em casa, não nos cansamos de olhar para eles!

Novidades para breve... ;)

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Back from Uganda! Amazing trip! In response to the friends who have been asking about the photos, they're alive and doing well... :D

Seriously, I've been trying to make a selection for several weeks now and decide what to do with them. So many! One thing's for sure, I'm printing the best ones. Digital has a million advantages, no doubt, but there's no comparison to the impact of a physical, paper, framed image. At least in my humble opinion.

I have some of the cats ready to hang and we can't get enough of them!

More news soon... ;)

Desta vez é a sério!

 
 

Já fiz algumas viagens interessantes (não me posso queixar), mas não consigo deixar de pensar que "desta vez é a sério!" 3 semanas a fotografar no Uganda ainda me parece demasiado bom para ser verdade!

Além da incrível vida selvagem, que inclui os gorilas da montanha e os leões trepadores de árvores de Ishasha, as diferenças culturais vão ser como um íman para a minha máquina!

E a total ausência de tecnologia (tirando a estritamente necessária para fotografar) vai ser uma pausa muito bem vinda no frenesim de informação diária que, espero, me permitirá fazer um "reset criativo".

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This time it's for real!

I've been on some pretty interesting trips before (can't complain), but I can't help thinking "this time, it's for real!" 3 weeks photographing in Uganda still seems too good to be true!

Besides the incredible wildlife, which includes the mountain gorillas and the Ishasha tree-climbing lions, the cultural differences will act like a magnet on my camera!

And the total absence of technology (besides the strictly necessary for photographing) is going to be a very welcomed pause to the daily frenzy of information that I hope will allow me to make a "creative reset".

Redes Sociais .Com

No que diz respeito à fotografia, as redes sociais (Facebook, Pinterest, Google+, etc), mudaram estão a mudar completamente a forma de divulgar, partilhar e até vender imagens. Isto não é novidade para ninguém. Muitos concursos de fotografia passaram a ser concursos de "popularidade", em que os participantes são incentivados não a apresentar imagens excelentes, mas a reunir o maior número de votos possível ("likes", no caso do Facebook). Para isso, massacram incessantemente todos os seus "amigos" para votarem e divulgarem a sua imagem (independentemente de ela merecer ou não).

Resultado: na maioria das vezes, o prémio vai para uma foto medíocre de um blogger excepcional.

Vantagens: o promotor do concurso consegue espalhar a sua publicidade por um número enorme de pessoas.

Desvantagens: o conceito de "imagem premiada" começa a perder sentido...

Não me entendam mal, eu não tenho nada contra redes sociais, nem concursos de popularidade. Prefiro é não lhes chamar concursos de fotografia.

O Instagram foi adquirido em 2012 pelo Facebook (por US$1000000000!!!) por se ter tornado a aplicação de fotografia de iphone mais popular de sempre. Há toda uma cultura em torno deste tipo de imagens que têm geralmente um look retro.

Mas, recentemente, surgiu aquilo que eu considero a cereja no "topo do bolo": a possibilidade de comprar (sim, literalmente comprar!) "likes", "comentários" e "seguidores" no Instagram! Agora sim, o jogo mudou. Os "fotógrafos" do Instagram que se destacavam pelas suas "capacidades de divulgação", vão agora ser substituídos pelos que tiverem a conta bancária mais gorda! Socorro!

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Social Networks .Com

Social networks (Facebook, Pinterest, Google+, etc) have changed are completely changing the way we publish, share and even sell images. This isn't new.

Many photography contests are now "popularity" contests, where the participants are encouraged to round up as many votes ("likes" in Facebook) as possible instead of presenting excellent images. So they relentlessly bang on the door of everyone of their "friends" to get them to vote and promote their image (whether it deserves it or not).

Result: most of the time, the prize goes to a mediocre photo from an exceptional blogger.

Advantages: the promoter of the contest reaches an enormous amount of people.

Disadvantages: the expression "prized image" begins to lose any meaning...

Don't get me wrong, I've got nothing against social networks, or popularity contests. I just rather not call them photography contests.

Instagram was acquired by Facebook in 2012 (for US$1000000000!!!) after having become the most popular photography iPhone app. There is now a culture around these retro looking images.

But recently, what I consider to be the "cherry on top of the cake" came up: you can now buy (yes, literally buy!) "likes", "comments" and "followers" on Instagram! This is a game changer. Instagram photographers that stood out because of their "popularity skills" are now going to be replaced by those with the fattest bank account! Help!

Street Basket

 
 

Rapidamente: no ano passado (2011), fui contratado para fotografar os eventos do NBA 5 United Tour em Barcelona e Madrid. Não só fui visitar os nossos vizinhos em duas cidades que adoro (nice!), como tive 4 dias de fotografia de desporto e festa, que incluíram a presença dos superstars da NBA Dwight Howard (Orlando Magic), Jrue Holiday (Philadelphia Sixers) e Josh Smith (Atlanta Hawks). Já para não falar das simpáticas cheerleaders dos Milwaukee Bucks e Phoenix Suns... ;)

Fica aqui uma amostra.

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Briefly: last year (2011) I was hired to shoot the NBA 5 United Tour at Barcelona and Madrid.

Not only did I get to visit our neighbours in two cities I love (nice!), but also had 4 days of sports and fiesta photography, which included the presence of NBA superstars Dwight Howard (Orlando Magic), Jrue Holiday (Philadelphia Sixers) e Josh Smith (Atlanta Hawks). Not to mention the wonderful Milwaukee Bucks and Phoenix Suns cheerleaders... ;)

Here's a sample.

Regresso ao Passado

 

Esta semana tive oportunidade de fazer uma visita ao passado, acompanhando uns amigos numa sessão de escalada.

Houve uma fase da minha vida em que escalar era mais importante que respirar...! Muitos desportos e experiências depois, constatei que continuo a adorar o ambiente, a paz, a concentração, a energia que se encontra aqui.

Desta vez estive entretido só a tirar fotos, mas para a próxima talvez volte a calçar os pés de gato... (doem-me os pés, só de pensar!...)

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Back to the Past

This week I had the chance to visit the past, by tagging along with some friends in a climbing session.

There was a time in my life when climbing was more important than breathing...! After trying many other sports and experiences, I found that I still love the ambiance, the peace, the focus, the energy here.

This time I was busy just taking pictures, but the next time I might put my climbing shoes back on... (my feet hurt just to think of it!...)

 

Kung Fu

 
 

Equilíbrio, flexibilidade, resistência, força... acho que qualquer de nós associa facilmente estas características ao Kung Ku. Mas vê-las aplicadas numa rápida sequência de movimentos perfeitos (e potencialmente mortais) é impressionante!

O Bruno desafiou-me para este projecto: usar técnicas de iluminação estroboscópicas (desculpem o palavrão) para "congelar" um artista marcial em acção.

Roubámos a ideia ao Joe Mcnally, uma das nossas maiores fontes de inspiração e a Mafalda, Instrutora da Escola Folha de Bambú teve a amabilidade e paciência para servir de cobaia.

Assim, ao fim de muitos "takes", chegámos a um resultado onde estava tudo no lugar. Depois, foi "só" compôr as imagens e editar alguns detalhes e... voilá!

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Balance, flexibility, resistance, strength... I think that anyone of us can easily associate these characteristics to Kung Fu. But watching them applied to a fast sequence of perfect (and potencially deadly) movements is impressive!

Bruno challenged me to do this project: to use stroboscopic lighting tecniques (forgive the big words) in order to "freeze" a marcial artist in action.

We stole the idea from one of our biggest sources of inspiration, Joe Mcnally. Mafalda, who is an Instructor at the Folha de Bambú School, was kind and pacient enough to be our guinnea pig.

So, after a bunch of "takes", we came to a result with everyting in place. Then, "all" I had to do was arrange the images and edit some details and...voilá!