Muito rapidamente e para as 3 pessoas do planeta Terra que não sabem: "House" é uma série televisiva da Fox, vista por milhões de espectadores em 66 países.
O protagonista é um médico tão genial quanto desequilibrado, que diagnostica os casos mais difíceis do hospital onde trabalha e que usa métodos, digamos... "pouco ortodoxos"...!
O programa nasceu em 2004 e já vai na 6ª temporada.
A relação entre os dois é que o director da série, Greg Yaitanes, decidiu que o último episódio da série (dia 17 de Maio de 2010) seria integramente filmado (sim, filmado, a 5DMII filma em HD) com esta máquina, em vez das tradicionais câmaras de vídeo.
Os argumentos principais foram a reduzida dimensão desta máquina, o que permite filmar de ângulos impensáveis para uma câmara maior e os excelentes resultados produzidos, sobretudo no que toca a cenas com baixa profundidade de campo.
O orçamento também é um argumento interessante, mas não me parece que tenha estado no prato da balança no caso de um dos programas de maior audiência da Fox...
Vários outros produtores, incluindo a Lucasfilm, começam a testar estas máquinas fotográficas como câmaras de vídeo para grandes produções, com resultados satisfatórios... Ao que parece, a Canon 7D está a ser utilizada para filmar "The Closer".
Isto só demonstra que a barreira entre fotografia e vídeo caiu definitivamente, sendo difícil decidir o que chamar a estas máquinas híbridas... Mesmos os nichos mais especializados, onde se dizia que elas nunca chegariam, já foram atingidos pela onda de mudança!
Que não começou hoje, diga-se! Já em 1997 se fazia vídeo com máquinas fotográficas, nomeadamente com a Nikon F5!
Bom?... Mau?... Há opiniões para todos os gostos, é só escolher!...
Se quiserem continuar a ler sobre este assunto, podem ir aqui, aqui e aqui.