Como "sacar fotos da net" (sem fazer mal aos fotógrafos...)
Hoje em dia, todos publicamos. (Bem, quase todos…)
De uma forma ou de outra, todos criamos, reproduzimos e publicamos conteúdos regularmente, seja num blog, no Facebook, num fórum, etc. e muitas vezes precisamos de imagens para os ilustrar.
Então, ou fazemos nós a imagem de que necessitamos, ou vamos à procura dela… na net. E, fruto da intensa cultura visual digital em que vivemos, é provável que a encontremos! No Facebook, Instagram, Google, Flickr, 500px, 1x, num dos inúmeros websites de fotógrafos, é só escolher!
Aqui surge frequentemente um problema que aflige diariamente os fotógrafos (e escritores, e músicos…). É que muita gente está mal informada a respeito dos direitos de utilização do que está na internet.
Em relação à fotografia, salvo indicação em contrário, uma imagem não pode ser copiada e reutilizada sem o consentimento expresso do seu autor. (Que chatice!)
No entanto, isto não é o beco sem saída que pode parecer, há várias soluções (e algumas são grátis!)
1- Contactar directamente o autor da fotografia e explicar a utilização que queremos dar à imagem. Por vezes, quando não é para uso comercial, o autor pede apenas que sejam colocados créditos e um link para o seu site. É uma questão de tentar.
2- Procurar uma imagem gratuita, semelhante à que pretendemos, com ferramentas como o Google Images.
Basta colocar uma referência da imagem (palavras-chave, URL ou ficheiro) e filtrar a pesquisa. “Labeled for reuse” significa que a imagem foi disponibilizada para uso livre. (De qualquer forma, convém confirmar isto no site de origem).
Também podemos utilizar o site Creative Commons para fazer uma pesquisa semelhante.
A licença Creative Commons é uma autorização prévia do autor, onde este define quais são as utilizações que permite da sua fotografia.
Têm toda a informação sobre licenças no site.
3- Esgotadas as hipóteses gratuitas, ou quando queremos uma foto para fins comerciais (publicidade, website de empresa, etc) temos sempre a possibilidade de comprar uma licença de utilização da imagem.
Mais uma vez, podemos contactar directamente o autor (sobretudo se queremos uma foto muito específica), ou escolhê-la a partir de um banco de imagens. Existem-nos em todas as formas, tamanhos e feitios (e preços!) e aqui ficam apenas alguns exemplos: Shutterstock, iStockphoto, Alamy, Getty. Se procuram uma coisa mais específica, como animais or desporto, tentem o Animal Photography ou o Aurora.
Alguns bancos de imagens oferecem imagens gratuitas, mas recomendo ler com muita atenção as condições de utilização, porque há algumas rasteiras, sobretudo nas fotos com pessoas. Este artigo na TechRadar tem uma selecção interessante destes sites.
Uma ressalva em relação aos bancos de imagens: quanto mais bonita e barata for a foto, provavelmente (muito) mais gente já a estará a usar, portanto vão vê-la em todo o lado! Não há milagres...