Qual é a Imagem da Dor?

Tenho de ser honesto. Já fotografo atletas de CrossFit há algum tempo e nunca percebi porque é que eles se atiram para o chão assim que termina o exercício.

Há uns dias foi-me apresentado um lindo exercício de referência na assault bike, chamado "Pain Test". Consiste em pedalar o mais rápido possível durante 3 min, para max Kcal. Desnecessário será dizer que, apesar do meu resultado ridículo, assim que desmontei senti que ia colapsar e tive de me sentar por uns momentos!

No CrossFit (e no treino intervalado em geral), a dor é proporcional à intensidade e a intensidade é a chave do progresso. Daí o ditado “no pain, no gain”!

Do ponto de vista da fotografia, sempre me senti atraído pela intensidade do CrossFit porque acrescenta drama às imagens. E acho cada vez mais interessante esta dupla viagem de o fotografar e vivenciar!

The CrossFit Games Open - Cátia

Finalmente, temos a Cátia.

Não sei o que a caracteriza melhor, um coração gigante ou uma vontade de ferro, mas se és um dos que a tem como amiga, podes dar-te por feliz.

(Além disso, fica sempre espectacular nas fotos, mas isso é só um extra).

Workout 19.5

33-27-21-15-9 reps for time of:

29-kg. thrusters, Chest-to-bar pull-ups

Time cap: 20 minutes

Durante a sessão de fotos, eu próprio fiz um pequeno treino, a subir e descer um escadote com uma 70-200 mm numa Canon 5D Mk IV.

Não que eu seja masoquista, mas para “limpar” o fundo tive de fotografar de ângulos extremos, de cima e de baixo.

The CrossFit Games Open 2019 - Andreia

Continuando as séries de fotos de atletas individuais no CrossFit Games Open 2019 da CrossFit AlphaDen, segue-se a Andreia.

Sou fã das aulas desta coach! A exigência dela nas aulas e nas competições (levei várias no rep dela durante o Open!) relembram-me que treinar não é só mover o corpo, mas estabelecer e atingir objectivos, sejam pequenos ou grandes.

E como a melhor forma de ensinar é dar o exemplo, em competição mostra que foco, determinação e excelência não são palavras, mas acções.

Concretamente, no wod (workout of the day) destas fotos o objectivo dos atletas era completar o seguinte conjunto de exercícios no menor tempo possível (até 10 min):

60 m dumbbell overhead lunge, 50 dumbbell box step-ups, 50 strict handstand push-ups, 60 m handstand walk

The CrossFit Games Open 2019 - Coach T

“O que foi isto?!…"

“Isto”, foi o Tiago a passar, deixando todos para trás!

Tiago Lousa (Coach T) é uma autêntica máquina quando se trata de wods de resistência e velocidade. É também o motor por trás da CrossFit Alpha Den, tendo-a co-fundado há quase 3 anos e guiando-a, dando o exemplo do que um verdadeiro atleta deve ser.

As minhas capacidades fotográficas têm-se desenvolvido só a tentar acompanhá-lo. Assim que se ouve “321 GO!” eu sei que não haverá trégua à medida que ele devora as reps, seguindo imparável de exercício para exercício, até o wod estar completo. Pestanejas e já foste!

The CrossFit Games Open 2019 - Phelps

O CrossFit Games Open 2019 terminou (quer dizer, o primeiro, porque excepcionalmente, vai haver outro lá mais para o fim deste ano, mas não é por isso que estou a escrever).

Tive oportunidade de fazer muitas fotos na CrossFit Alpha Den (quando não estava eu próprio a fazer os wods) e acabei por ficar com algumas pequenas séries de que gosto muito, que mostram atletas que admiro verdadeiramente. Como o meu grande amigo Nuno “Phelps”, que é a pura definição de um atleta de CrossFit - motivado e competitivo, mas sempre pronto a ajudar e a incentivar todos à sua volta.

O Nuno é um dos crossfitters mais experientes da box, e atleta de longa data antes disso, com vastos conhecimentos que está sempre pronto a partilhar.

Descobrindo Ordem no Caos

Poucas coisas me dão mais prazer do que assistir a um evento desportivo, de máquina na mão, com liberdade para captar as imagens que me apetecer.

E embora me seja irresistível apanhar as tradicionais "actions shots”, dou por mim também a procurar aspectos um pouco mais abstractos, onde os atletas, sendo sempre a peça fundamental, partilham um pouco do protagonismo com outros elementos da imagem, como a paisagem e os equipamentos.

Ao organizar as minhas fotos recentes de competições de Crossfit e OCR (Obstacle Course Racing), descobri ainda que, ao agrupar certas fotos, os conjuntos (de 3 fotos) ganhavam um interesse muito maior do que as fotos individuais.
Isto é prática corrente no mundo editorial, mas não deixa de ser fascinante. É como descobrir ordem dentro do caos.

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Loures Urban Obstacles 2016 - Obstacle Course Racing

 

Wild Challenge Cascais 2016 - Obstacle Course Racing

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Manz Cross Games 2016 - CrossFit

 

Lifestyle, Viagens e Fotografia

Uma das vantagens em fotografar pessoas, é que se conhece muita gente interessante, como o Karl-Heinz Limberg, quem eu fotografei no ano passado, no magnífico Palácio Belmonte, em Lisboa.
O facto de ele se interessar por viagens, fitness e a sua atitude fabulosa em relação à vida em geral, fez de nós amigos instantaneamente!

Recentemente, ele entrevistou-me para o seu blog, a falar sobre fotografia e algumas das decisões que me levaram a tornar-me fotógrafo profissional.
Se têm interesse em lifestyle, fitness e viagens, decididamente têm de dar uma espreita ao que ele anda a fazer.

 

       Karl-Heinz Limberg no Palacio Belmonte

Fotografia Incrivelmente Doce

(Desculpem o trocadilho, não resisti…)

O projecto No Ponto tem como objectivo documentar exaustivamente a doçaria Portuguesa, e a Cristina Castro, mentora do projecto, convidou-me para fazer as imagens individuais dos doces que serão incluídas na colecção de livros a publicar.
Há mais de um ano que andamos a recolher e a fotografar os doces representativos de Portugal, que serão distribuídos por vários livros e este ano sai o primeiro: os doces da região Norte.

Além dos livros, o projecto tem uma componente online, com a descrição das viagens no blog On The Road e entrevistas com os doceiros no site No Ponto e no canal Youtube. Podem ainda seguir esta aventura nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Mal posso esperar por ver e divulgar o resultado final, mas entretanto levanto um bocadinho o véu...

Clarinhas de Fão - Esposende, Portugal

Clarinhas de Fão - Esposende, Portugal

Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo, Portugal

Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo, Portugal

 
Valencianos - Valença do Minho, Portugal

Valencianos - Valença do Minho, Portugal

Especialidades Clautrais - Santo Tirso, Portugal

Especialidades Clautrais - Santo Tirso, Portugal

 
Foguetes - Amarante, Portugal

Foguetes - Amarante, Portugal

 
Amores de Viana - Viana do Castelo, Portugal

Amores de Viana - Viana do Castelo, Portugal

Rochedos - Alfândega da Fé, Portugal

Rochedos - Alfândega da Fé, Portugal

 
Rebuçados da Régua - Peso da Régua, Portugal

Rebuçados da Régua - Peso da Régua, Portugal

Life In a Box - Fotografia de Atletas de CrossFit

“Tenho um bom pressentimento”. Foi o que pensei quando entrei pela primeira vez numa box de CrossFit.
Andava à procura de um tema para um projecto fotográfico relacionado com desporto e tinha-o encontrado!

 

O CrossFit tem todos os ingredientes que eu procurava: a intensidade, a interacção entre as pessoas e o aspecto despojado do espaço e dos equipamentos, que amplifica a carga emocional das imagens.

Além disso, tive livre trânsito para fotografar, graças à simpatia dos instrutores e praticantes da Ironbox, que me aturam há vários meses!

 

Já tinha visto (e sentido) treinos de fitness muito fortes, mas isto é todo um outro nível, sobretudo pela variedade de exercícios e pela elevada intensidade.

"O que é o CrossFit?” é muito bem explicado, por quem sabe, neste artigo da In Shape. Eu prefiro usar as imagens para mostrar a dedicação, a intensidade, o sacrifício e a força destes atletas.

Podem ver mais das minhas fotos de CrossFit nesta galeria - Life In a Box - que vai ser actualizada à medida que o projecto for avançando.

Vanessa Pereira - A mulher por detrás da atleta

 

Foi um dia muito bom, aquele em que fui tomar um café com a Vanessa para combinar “fazer umas fotos dela".

Não só a actual (penta) campeã nacional de triátlo longo me deu toda a liberdade criativa, como se mostrou disponível para me deixar fazer disto um projecto alargado, com várias sessões em várias situações, que representassem não só a atleta, como também a mulher. Um desafio irresistível para mim!

Ao longo das próximas semanas, vão aparecer muitas imagens de triátlo no feminino por aqui e pelas minhas redes sociais. Preparem-se!

 

Princesa Guerreira

No dia em que coloquei a 1ª foto da sessão com a Lilly no Facebook, houve uma chuva de comentários carinhosos (para ela, claro!), mas o que eu mais gostei foi da alcunha que lhe chamaram: Princesa Guerreira!

Quem já fez uma aula que seja com esta super-instrutora do Holmes Place sabe o que é sofrer... quero dizer, treinar!

Fitness sport photo session

Dezenas de Alpinistas iluminam o percurso da primeira ascensão do Matterhorn

Este vídeo mostra aquilo que é possível quando uma empresa tem a visão certa e não se poupa a esforços para o demonstrar. Neste caso, foi a Mammut quem decidiu preparar a comemoração dos 150 anos da 1ª ascensão do Matterhorn, criando uma imagem absolutamente épica.

O Matterhorn é um dos picos mais famosos dos Alpes, com 4478m, e na imagem as lâmpadas vermelhas de dezenas de alpinistas iluminam o percurso feito em 1865 pela expedição de Edward Whymper.


Já agora, se quiserem usar a foto para o vosso wallpaper, eles tiveram a amabilidade de a disponibilizar aqui.

Como "sacar fotos da net" (sem fazer mal aos fotógrafos...)

Como "sacar fotos da net" (sem fazer mal aos fotógrafos...)

De uma forma ou de outra, todos criamos, reproduzimos e publicamos conteúdos regularmente, seja num blog, no Facebook, num fórum, etc. e muitas vezes precisamos de imagens para os ilustrar.
Então, ou fazemos nós a imagem de que necessitamos, ou vamos à procura dela… na net.

Read More