Isto tem andado muito sossegado nos últimos tempos e a razão é que tenho estado a preparar o meu portfólio para apresentação na Oficina da Imagem. A boa notícia, é que vou ficar com muitas fotos preparadas para colocar aqui! ;) Neste momento, estou a editar as do Festival de Música de Corroios (neste caso, os Linda Martini).
Fotografia
Sucesso!
Para mim, foi divertido, instrutivo e (agradavelmente) cansativo, este Encontro de Fotografia Nocturna. Temos de repetir, com outro tema. Já se fala num encontro de Macro... (aplica-te Bruno!)
Desde o miradouro, até à feira da Avenida, foi sempre a disparar! E, para os mais resistentes, terminou no XL, um bar muito simpático, nas Salvas.
Muito obrigado aos participantes pela presença e entusiasmo! Fico à espera das vossas fotos (se ainda não forem membros do Flickr, basta criarem uma conta Yahoo).
Encontro de Fotografia Nocturna- Sines
Agora é que é!
Estamos a menos de uma semana do Encontro de Fotografia Nocturna em Sines, por isso, aqui ficam os pormenores:
20:00- Encontro junto à Câmara Municipal de Sines
Levar máquina fotográfica (já que é um encontro de fotografia...), tripé, lanterna (se tiverem) e casaco.
Tentem chegar a horas, porque o pôr do sol não espera por ninguém... mas, se alguém não conseguir, aqui fica o meu contacto, para vir ter conosco: 969480175 (Gonçalo).
Até sábado!
Faltam só duas semanas...
... para o Encontro de Fotografia Nocturna. Para quem ainda não sabe veja aqui
Encontro de Fotografia Nocturna
Que dizem? Noites quentes, tempo livre (para alguns...), isto está mesmo a pedir umas fotos nocturnas!
Fica então o desafio:
Sábado 15 de Agosto 2009, região de Sines (ainda não escolhi o local).
Aberto a todos os queiram participar, mas confirmem a vossa presença por mail (gfoto.pt@gmail.com). Divulguem a quem quiserem, que isto é de noite mas não é segredo! :D
Obrigatório: máquina fotográfica e tripé (quem não tiver tripé fale comigo, que talvez se consiga arranjar um). Se tiverem uma lanterna, tragam também.
Fico à espera das vossas "inscrições"!
World Press Photo 2009
Para quem ainda não foi... vão!
A exposição está no Museu da Electricidade, em Lisboa, até 19 de Julho 2009.
Horário: Ter-Dom 10:00-18:00; Sab 10:00-20:00 (Seg fechado)
Testes de equipamento
www.slrgear.com Este site tem sido a minha salvação quando preciso de informação sobre equipamento, sobretudo objectivas.
Não deixem de o consultar, se tiverem alguma lente nova "na mira".
Também ajuda procurar mais info no google. Por exemplo, se eu estiver a "namorar" a objectiva Canon EF 70-200 f2.8L IS, escrevo "Canon EF 70-200 f2.8L IS vs" no google. O "vs" quer dizer versus e ele procura as objectivas concorrentes desta.
No slrgear.com também encontram informação e testes sobre máquinas, flashes, tripés, etc.
O único senão, é que está tudo em inglês... mas, se estiverem mesmo interessados e não se entenderem com o site, mandem-me um mail (gfoto.pt@gmail.com), que eu ajudo!
Boas fotos!
Exposição
A escola de fotografia Oficina da Imagem (onde estou a terminar o Curso Avançado) organizou uma exposição de 50 fotografias de antigos alunos (até 2008) que estará patente ao público de 1 a 31 de Julho de 2009, no Atrium Saldanha (Praça Duque de Saldanha, Lisboa).
Para ter um cheirinho, basta ir ao site da escola: Oficina da Imagem
Paisagem... conselhos gerais
Todos gostamos de fotografar paisagens!
Mas porque é que nem sempre conseguimos registar a cena fantástica que temos perante os olhos?
Aqui ficam alguns conselhos para obter melhores resultados:
1. Escolher a hora de fotografar. Pois é, custa muito levantar antes do nascer do dia, mas o nascer do sol é uma das melhores alturas para paisagens. A luz é fantástica, geralmente não há vento nem poluição atmosférica e, por vezes, há bruma, que contribui para um ambiente fantasmagórico!
Felizmente para os dorminhocos, há uma alternativa: o pôr do sol! A luz é igualmente boa, o que podemos não ter é a atmosfera tão limpa. Além disso, levantar cedo tem outra vantagem: se alguma coisa correr mal, temos outra oportunidade ao fim do dia!
2. Tripé. O tripé é quase obrigatório para fotografar paisagem. A nitidez melhora muito porque garantimos que não há qualquer movimento da máquina durante o disparo. Outro "truque", é usar uma função só disponível nas máquinas reflex (lentes intermutáveis), que é o "mirror lockup" (MLU). A tradução será qualquer coisa como " travamento do espelho" e o que isto faz é pré-levantar o espelho antes do disparo, de forma a que este movimento não cause vibração durante o mesmo. Esta função encontra-se geralmente no menu "Custom Functions".
Ainda para assegurar a nitidez, é aconselhável o uso de um disparador remoto ou do disparo temporizado. Sobretudo se estamos a usar velocidades de obturação baixas.
3. Prioridade à abertura (A, Av). Este modo (ou o Manual, para que se sente à vontade com a máquina) é o indicado para controlarmos o resultado que vamos obter. A Profundiddade de Campo (a "espessura" do que fica focado) é controlado pela abertura do diafragma da máquina. Se queremos apenas o motivo pricipal focado e o resto desfocado, devemos escolher um valor baixo de abertura (f 2.8 a f4.0). Se queremos expandir a área focada, aumentamos esse valor (f9.0, f16, f22...). Atenção que as objectivas têm a sua pior qualidade nos extremos (min e max), por isso usem-nos só quando tiver de ser.
A Profundidade de Campo também depende da distância aos objectos e da distância focal da objectiva utilizada. Quanto mais perto estamos do objecto, menor é a profundidade de campo e quanto mais longa a objectiva, também menor é a profundidade de campo.
4. Composição. As imagens que melhor resultam são as que têm 3 planos: um próximo (1º plano), um intermédio (2º plano) e um distante, que serve de fundo (3º plano ou fundo). Vejam lá se adivinham, no exemplo acima, quais são eles...
5. Por fim e para não transformar isto num livro (!), cuidado com a Exposição. As paisagens contêm muitos vezes luzes extremas, muitos escuras e muito claras, convém equilibrar a exposição entre essas luzes. Outra vantagem do início e fim do dia, é que a intensidade da luz é menor, tornando os escuros e claros menos afastados.
Dependendo do que queremos obter, devemos fazer medições pontuais de luz (o que é isto?! Fica para quem perguntar, nos comentários!) nas zonas claras e escuras para decidir o que vamos usar.
Também podemos trabalhar por tentativa e erro, disparando, vendo o resultado (maravilhas do digital!) no LCD e no histograma e corrigindo a exposição de acordo com o que queremos (escurecer ou clarear a imagem).
Estou a pensar fazer um forum, dentro ou fora do blog, onde possamos trocar imagens, mas ainda não consegui tratar disso. Por isso e por enquanto, se tiverem alguma imagem que queiram que eu comente, enviem-ma para gfoto.pt@gmail.com
1 abraço e boas fotos!
Gonçalo
Foto-Caminhada
A Foto-Caminhada de sábado passado foi um sucesso!
Conseguiu-se passar entre os aguaceiros e tirar muitas fotos na zona da Lagoa de Sto André de manhã e fazer uma incursão urbana pelo centro da Vila à tarde. Pelo meio, ainda houve tempo para uma sessão de retratos nas instalações da Decorarte! Foi divertido!
Fotografámos desde F2.8 a F18... e isto já não é chinês, pelos menos para alguns, não é Virgínia? ;)
Os outros, têm de continuar a insistir e perguntar até estarem à vontade com a fotografia.
Muito obrigado a todos e espero vê-los em breve!
1 abraço,
G
PS: o resto das fotos está aqui:
http://gfoto.smugmug.com/gallery/8489419_GbemU#558462126_FRHxL
(a password é F16)
Fotografia em Português... na Austrália!
Este 1º post serve de apresentação lança este fotoblog para o cyberespaço!
A fotografia não é minha, mas é uma das minhas favoritas (eu sou o da direita, sem escamas...). Foi tirada em 2005, na Grande Barreira de Coral, Austrália.
O meu nome é Gonçalo Barriga e sou fotógrafo (não, isto não é a AFA- Associação de Fotógrafos Anónimos!). Viciei-me em fotografia há muitos anos, aliás isto é doença de família, e tenho vindo a aprender tudo o que posso para criar melhores imagens com a máquina.
Tirei tanta informação valiosa da Net que decidi que era altura de devolver alguma coisa. Por isso, vou aqui colocar, semanalmente, fotos, links, dicas e sugestões (em português) sobre fotografia que possam ser úteis para a evolução de outros como eu.
Espero que o conteúdo vos faça cá voltar e estejam à vontade para deixar comentários. Da discussão e diferença de opinião nasce a evolução, por isso contribuam com as vossas ideias e opiniões sobre as dos outros.
Cumprimentos a todos e fotografem, que, em cada segundo que passa estão mil oportunidades de criar imagens!
Gonçalo