Fotografia

Vem aí a noiva!...


Ultimamente tenho feito alguns casamentos, quer como fotógrafo principal, quer como segundo fotógrafo e tenho ganho um respeito enorme por quem se dedica exclusivamente a esta área.

Uma reportagem de casamento é, possivelmente, o trabalho mais difícil que um fotógrafo pode realizar.

Se não, vejamos:

Tudo se passa a uma velocidade vertiginosa ao longo do dia. Os preparativos em casa, a chegada à igreja, a colocação das alianças, o beijo, a saída da igreja… tudo, até ao lançamento do bouquet!

E do fotógrafo é esperado que acompanhe e registe todos os acontecimentos, mantendo a calma enquanto tudo rodopia à sua volta.

E a responsabilidade?...

Ai dele que tenha a infelicidade de falhar um destes momentos! No mínimo, a noiva vai arranjar um boneco de voodoo com a cara dele e usá-lo como ailfineteiro durante longos e dolorosos anos!…

"… ninguém me chamou…", "… estava a trocar a bateria da máquina…", "… um convidado entornou vinho por cima da lente…", "… tive um acidente a caminho da recepção…"

Não! O fatal destino são os alfinetes e ninguém o vai poder salvar!…

Mas quando tudo corre bem (a maioria das vezes, felizmente), o resultado são imagens que, no seu conjunto, imortalizam de forma artística um dos dias mais importantes da vida destas pessoas.

Cada um tem a sua abordagem e a minha passa por tentar captar as "entrelinhas" além dos momentos óbvios. As cumplicidades, as emoções, os detalhes… de forma a que se possa reviver o dia.

A corrida (afinal) não acabou!

Uma notícia da semana passada que levantou as orelhas a todos os fotógrafos, foi a do novo sensor que a Canon anunciou.

Com 120 Mp e 29.2x20.2mm empurra, uma vez mais os limites da tecnologia de captura digital.

Não é um "full frame" (36x24mm, equivalente ao filme de 35mm), mas aquilo a que a marca designa por "APS-H", equivalente em tamanho ao sensor da mítica Canon 1D Mark IV, a "menina bonita" do fotojornalismo, que conta com cerca de 16 Mp. Se este novo sensor chegar à linha de produção, estamos a falar de aumentar em 7.5 vezes o número de píxeis na mesma plataforma!

Normalmente, pôr mais píxeis na mesma superfície (aumentar a densidade de píxeis) significa reduzir a qualidade de imagem, por isso, com uma diferença abissal de 16Mp para 120 Mp, há muita espectativa quanto aos resultados que este sensor produz... Mas a Canon ainda não parou de nos surpreender...!

Quem é que disse que a "corrida ao píxel" tinha terminado?!...

De férias...!


Tarifa! Situada no Estreito de Gibraltar, é considerada a Meca do Windsurf e Kite. E a minha segunda casa!

Estive uns anos (tristes) sem vir cá, mas este é para a desforra!

Felizmente que fazer windsurf é um pouco como andar de bicicleta: nunca se esquece! No primeiro dia na água tive a sensação de que nunca tinha partido.

Fotografia? Sim, a máquina também veio e vai trabalhar bastante se o vento coloborar... ;)

Nunca ao centro...!


"Ao fotografar retratos, nunca colocar o sujeito ao centro..." Regra muito conhecida da fotografia... com tantas excepções que é impossível contá-las!

Neste caso, havia muitas opções mas centrar o Pedro e a sua longboard de estimação deu à imagem uma muito bem vinda simetria, na minha opinião.

Neste dia fiquei muito contente de ninguém ter pegado numa máquina quando chegou a minha vez de ir para a água... ;)

House filmado com a Canon 5dMII

Muito rapidamente e para as 3 pessoas do planeta Terra que não sabem: "House" é uma série televisiva da Fox, vista por milhões de espectadores em 66 países.

O protagonista é um médico tão genial quanto desequilibrado, que diagnostica os casos mais difíceis do hospital onde trabalha e que usa métodos, digamos... "pouco ortodoxos"...!

O programa nasceu em 2004 e já vai na 6ª temporada.

A relação entre os dois é que o director da série, Greg Yaitanes, decidiu que o último episódio da série (dia 17 de Maio de 2010) seria integramente filmado (sim, filmado, a 5DMII filma em HD) com esta máquina, em vez das tradicionais câmaras de vídeo.

Os argumentos principais foram a reduzida dimensão desta máquina, o que permite filmar de ângulos impensáveis para uma câmara maior e os excelentes resultados produzidos, sobretudo no que toca a cenas com baixa profundidade de campo.

O orçamento também é um argumento interessante, mas não me parece que tenha estado no prato da balança no caso de um dos programas de maior audiência da Fox...

Vários outros produtores, incluindo a Lucasfilm, começam a testar estas máquinas fotográficas como câmaras de vídeo para grandes produções, com resultados satisfatórios... Ao que parece, a Canon 7D está a ser utilizada para filmar  "The Closer".

Isto só demonstra que a barreira entre fotografia e vídeo caiu definitivamente, sendo difícil decidir o que chamar a estas máquinas híbridas... Mesmos os nichos mais especializados, onde se dizia que elas nunca chegariam, já foram atingidos pela onda de mudança!

Que não começou hoje, diga-se! Já em 1997 se fazia vídeo com máquinas fotográficas, nomeadamente com a Nikon F5!

Bom?... Mau?... Há opiniões para todos os gostos, é só escolher!...

Se quiserem continuar a ler sobre este assunto, podem ir aqui, aqui e aqui.

Giga Pixel

Alguns talvez já tenham ouvido falar nas imagens Gigapixel. São montagens de muitas fotos numa só, gigante!

Geralmente são tiradas com uma tele a grande distância, para abranger uma área vasta. O resultado é uma foto que parece ter sido tirada com uma grande angular, mas que se pode ampliar quase até ao infinito! É espantoso!

No caso da imagem acima, resulta da montagem de nada menos que 1665 fotos de 21,4 Mp (!!!) e é considerada a maior fotografia do Mundo! Tem 26 gigapixeis (26000 megapixeis)!

Podem vê-la em todo o seu esplendor aqui.