Fotografia

Print vs Digital

 
 

De volta do Uganda! Viagem incrível! Para os amigos que me têm perguntado pelas fotos, elas estão vivas e boas de saúde... :D

Agora a sério, estou há várias semanas a fazer a selecção das favoritas e a decidir o que fazer com elas. São tantas! Mas uma coisa é certa, as melhores são para imprimir. O digital tem milhões de vantagens, mas o impacto de uma imagem física, em papel, dentro de uma moldura, não tem comparação. Pelo menos na minha modesta opinião.

Já tenho alguns gatos prontos para pendurar e, cá em casa, não nos cansamos de olhar para eles!

Novidades para breve... ;)

--------------------

Back from Uganda! Amazing trip! In response to the friends who have been asking about the photos, they're alive and doing well... :D

Seriously, I've been trying to make a selection for several weeks now and decide what to do with them. So many! One thing's for sure, I'm printing the best ones. Digital has a million advantages, no doubt, but there's no comparison to the impact of a physical, paper, framed image. At least in my humble opinion.

I have some of the cats ready to hang and we can't get enough of them!

More news soon... ;)

Desta vez é a sério!

 
 

Já fiz algumas viagens interessantes (não me posso queixar), mas não consigo deixar de pensar que "desta vez é a sério!" 3 semanas a fotografar no Uganda ainda me parece demasiado bom para ser verdade!

Além da incrível vida selvagem, que inclui os gorilas da montanha e os leões trepadores de árvores de Ishasha, as diferenças culturais vão ser como um íman para a minha máquina!

E a total ausência de tecnologia (tirando a estritamente necessária para fotografar) vai ser uma pausa muito bem vinda no frenesim de informação diária que, espero, me permitirá fazer um "reset criativo".

---------------

This time it's for real!

I've been on some pretty interesting trips before (can't complain), but I can't help thinking "this time, it's for real!" 3 weeks photographing in Uganda still seems too good to be true!

Besides the incredible wildlife, which includes the mountain gorillas and the Ishasha tree-climbing lions, the cultural differences will act like a magnet on my camera!

And the total absence of technology (besides the strictly necessary for photographing) is going to be a very welcomed pause to the daily frenzy of information that I hope will allow me to make a "creative reset".

Redes Sociais .Com

No que diz respeito à fotografia, as redes sociais (Facebook, Pinterest, Google+, etc), mudaram estão a mudar completamente a forma de divulgar, partilhar e até vender imagens. Isto não é novidade para ninguém. Muitos concursos de fotografia passaram a ser concursos de "popularidade", em que os participantes são incentivados não a apresentar imagens excelentes, mas a reunir o maior número de votos possível ("likes", no caso do Facebook). Para isso, massacram incessantemente todos os seus "amigos" para votarem e divulgarem a sua imagem (independentemente de ela merecer ou não).

Resultado: na maioria das vezes, o prémio vai para uma foto medíocre de um blogger excepcional.

Vantagens: o promotor do concurso consegue espalhar a sua publicidade por um número enorme de pessoas.

Desvantagens: o conceito de "imagem premiada" começa a perder sentido...

Não me entendam mal, eu não tenho nada contra redes sociais, nem concursos de popularidade. Prefiro é não lhes chamar concursos de fotografia.

O Instagram foi adquirido em 2012 pelo Facebook (por US$1000000000!!!) por se ter tornado a aplicação de fotografia de iphone mais popular de sempre. Há toda uma cultura em torno deste tipo de imagens que têm geralmente um look retro.

Mas, recentemente, surgiu aquilo que eu considero a cereja no "topo do bolo": a possibilidade de comprar (sim, literalmente comprar!) "likes", "comentários" e "seguidores" no Instagram! Agora sim, o jogo mudou. Os "fotógrafos" do Instagram que se destacavam pelas suas "capacidades de divulgação", vão agora ser substituídos pelos que tiverem a conta bancária mais gorda! Socorro!

---------------------

Social Networks .Com

Social networks (Facebook, Pinterest, Google+, etc) have changed are completely changing the way we publish, share and even sell images. This isn't new.

Many photography contests are now "popularity" contests, where the participants are encouraged to round up as many votes ("likes" in Facebook) as possible instead of presenting excellent images. So they relentlessly bang on the door of everyone of their "friends" to get them to vote and promote their image (whether it deserves it or not).

Result: most of the time, the prize goes to a mediocre photo from an exceptional blogger.

Advantages: the promoter of the contest reaches an enormous amount of people.

Disadvantages: the expression "prized image" begins to lose any meaning...

Don't get me wrong, I've got nothing against social networks, or popularity contests. I just rather not call them photography contests.

Instagram was acquired by Facebook in 2012 (for US$1000000000!!!) after having become the most popular photography iPhone app. There is now a culture around these retro looking images.

But recently, what I consider to be the "cherry on top of the cake" came up: you can now buy (yes, literally buy!) "likes", "comments" and "followers" on Instagram! This is a game changer. Instagram photographers that stood out because of their "popularity skills" are now going to be replaced by those with the fattest bank account! Help!

Street Basket

 
 

Rapidamente: no ano passado (2011), fui contratado para fotografar os eventos do NBA 5 United Tour em Barcelona e Madrid. Não só fui visitar os nossos vizinhos em duas cidades que adoro (nice!), como tive 4 dias de fotografia de desporto e festa, que incluíram a presença dos superstars da NBA Dwight Howard (Orlando Magic), Jrue Holiday (Philadelphia Sixers) e Josh Smith (Atlanta Hawks). Já para não falar das simpáticas cheerleaders dos Milwaukee Bucks e Phoenix Suns... ;)

Fica aqui uma amostra.

-------------

Briefly: last year (2011) I was hired to shoot the NBA 5 United Tour at Barcelona and Madrid.

Not only did I get to visit our neighbours in two cities I love (nice!), but also had 4 days of sports and fiesta photography, which included the presence of NBA superstars Dwight Howard (Orlando Magic), Jrue Holiday (Philadelphia Sixers) e Josh Smith (Atlanta Hawks). Not to mention the wonderful Milwaukee Bucks and Phoenix Suns cheerleaders... ;)

Here's a sample.

Regresso ao Passado

 

Esta semana tive oportunidade de fazer uma visita ao passado, acompanhando uns amigos numa sessão de escalada.

Houve uma fase da minha vida em que escalar era mais importante que respirar...! Muitos desportos e experiências depois, constatei que continuo a adorar o ambiente, a paz, a concentração, a energia que se encontra aqui.

Desta vez estive entretido só a tirar fotos, mas para a próxima talvez volte a calçar os pés de gato... (doem-me os pés, só de pensar!...)

------------------

Back to the Past

This week I had the chance to visit the past, by tagging along with some friends in a climbing session.

There was a time in my life when climbing was more important than breathing...! After trying many other sports and experiences, I found that I still love the ambiance, the peace, the focus, the energy here.

This time I was busy just taking pictures, but the next time I might put my climbing shoes back on... (my feet hurt just to think of it!...)

 

Kung Fu

 
 

Equilíbrio, flexibilidade, resistência, força... acho que qualquer de nós associa facilmente estas características ao Kung Ku. Mas vê-las aplicadas numa rápida sequência de movimentos perfeitos (e potencialmente mortais) é impressionante!

O Bruno desafiou-me para este projecto: usar técnicas de iluminação estroboscópicas (desculpem o palavrão) para "congelar" um artista marcial em acção.

Roubámos a ideia ao Joe Mcnally, uma das nossas maiores fontes de inspiração e a Mafalda, Instrutora da Escola Folha de Bambú teve a amabilidade e paciência para servir de cobaia.

Assim, ao fim de muitos "takes", chegámos a um resultado onde estava tudo no lugar. Depois, foi "só" compôr as imagens e editar alguns detalhes e... voilá!

------------------

Balance, flexibility, resistance, strength... I think that anyone of us can easily associate these characteristics to Kung Fu. But watching them applied to a fast sequence of perfect (and potencially deadly) movements is impressive!

Bruno challenged me to do this project: to use stroboscopic lighting tecniques (forgive the big words) in order to "freeze" a marcial artist in action.

We stole the idea from one of our biggest sources of inspiration, Joe Mcnally. Mafalda, who is an Instructor at the Folha de Bambú School, was kind and pacient enough to be our guinnea pig.

So, after a bunch of "takes", we came to a result with everyting in place. Then, "all" I had to do was arrange the images and edit some details and...voilá!

Bigger, Better, Faster, More!

Desculpem, 4 Non Blondes, por ter de vos roubar o título.

Hoje foi anunciada a máquina dos meus sonhos, a Canon EOS 1D X. Full Frame, 18 Mp, 3 processadores, 12 fps. Quero!!! Posso?....

Sou um fotógrafo profissional. Isto quer dizer que fotografo para clientes e que tenho a obrigação de criar excelentes imagens para eles quando sou contratado. Todas as vezes que sou contratado.

Mas, como fotógrafo, profissional ou não, padeço de um mal que nos afecta a todos, a cobiça pelo equipamento. Não me parece ilógico querer usar o melhor equipamento para criar as melhores imagens, pelo contrário, mas a questão é "que equipamento para que imagens?" E, sendo um fotógrafo profissional, surgem as questões que eu detesto. "O valor a pagar é justificável?", "É possível chegar aos mesmos resultados com um custo menor?", "Quanto tempo vai demorar a amortização?", "Os clientes vão querer pagar a diferença de qualidade?"

E vem-me à cabeça uma frase que ouvi recentemente num podcast (Goingpro), "primeiro arranja os clientes, depois compra o equipamento". Embora isto seja dito por quem vive num país onde alugar equipamento fotográfico não é uma anedota. Mas isso é outra história.

Assim, depois de estar 5 min em pé a gritar "viva, chegou finalmente a máquina por que eu tanto esperei!" e de começar preparar-me para esvaziar a conta do banco, sentei-me e escrevi isto como mantra, para tentar pôr algum bom senso na decisão.

Afinal, é bom não esquecer que quase todos os anos sai uma nova "máquina dos meus sonhos"... ;)

----------------------

Sorry for having to steal your title, 4 Non Blondes.

Today, the camera of my dreams was announced, the Canon EOS 1D X. Ful Frame, 18 Mp, 3 processors, 12 fps. Want it!!! Can I?...

I'm a professional photographer. That means I shoot for clients and I must create excellent images for them when I'm hired. Everytime I'm hired.

But as a photographer, pro or otherwise, I covet the gear. Wanting to have the best equipment to creat the best images doesn't seem wrong to me, on the contrary, but the question is "what equipment for what images?" And, being a professional photographer, the questions I hate come up. "Is the price justifiable?", "Is it possible to reach the same results at a lower cost?", "How much time will it take to pay off?", "Will the clients be willing to pay for the extra quality?" And  a phrase that a heard recently in a podcast (Goingpro) pops to my mind, "first get the clients, then get the gear". Although this is said by someone who lives in a country where renting photo equipment isn't a joke. But that's another story.

So, after 5 min of standing on my feet shouting "the camera I've been waiting for is finally here!", and preparing to empty my bank acount, I sat down and wrote this, as a mantra, to try and put some sense into the decision.

After all, let's not forget that almost every year "the camera of my dreams" is announced... ;)

icamera

Não é novidade nenhuma a utilização de objectivas externas na camera de um telemóvel, através de um adaptador. Mas esta ideia tem crescido e tem havido sugestões insistentes (nomeadamente no podcast This Week In Photo) para a comercialização de um suporte que contenha um sensor de qualidade (CMOS, CCD, como o das reflex) e um encaixe para objectivas (Canon, Nikon, etc), que depois use como interface um dispositivo tipo iPhone.  Já existem soluções a meio caminho (www.photojojo.com), mas ainda usam o sensor do próprio smartphone, o que limita muito a qualidade dos resultados.

Hoje deparei-me com mais esta novidade, muito interessante, onde o iPhone serve de LCD remoto da camera.

--------------

It's no big news, the use of external lenses on a cell phone camera, through an adapter. But this idea has been growing and there have been repeated suggestions (namely on the This Week In Photo podcast) for the commercialization of a device containing a quality sensor (CMOS, CCD, like the ones in a SLR) and a lens mount (Canon, Nikon, etc), that would then use an iPhone as it's interface.

There are already some "half way" solutions (www.photojojo.com), but they still use the smartphone's sensor, which limits the quality of the results.

Today I stumbled apon this new interesting device, where the iPhone is used as the camera's remote LCD screen.

Chocolate...


Um dos últimos trabalhos envolveu fotografar esculturas temáticas de chocolate... não foi fácil, como se pode ver!

Felizmente ainda consegui algumas imagens sem dentadas!... :D

----------------

One of my last jobs was to photograph theme chocolate sculptures... it wasn't easy, as you can see!

Fortunately, I still managed to get some bite free images...! ;)

Fun!


Este fim de semana tive, mais uma vez, a divertida tarefa de fotografar o Open Day no Holmes Place do Parque das Nações.

Já estou habituado a ver aulas com muita energia, mas desta vez parecia que os instrutores estavam possuídos! O que é que esta gente anda a tomar?... Tinham dificuldade em não levantar voo!   :D

-------------------

Fun!

This weekend, once again, I had the fun task of shooting the Parque das Nações's Holmes Place Open Day.

I'm already used to seeing the energy packed classes, but this time it looked like the instructors were possessed! What are these guys on?... They were having a hard time not to lift off!   :D

Brinquedo novo!...


Quase me sinto envergonhado por escrever este post, mas há que assumi-lo: os fotógrafos são miúdos com brinquedos caros! E hoje um simpático senhor da DHL deixou-me cá em casa um que eu aguardava há muito! :)

É uma objectiva macro, concretamente a Canon EF 100mm 2.8 L IS, que me vai tornar mais próximo que nunca dos meus motivos!

Ok, saltando a piada seca e para quem não sabe, uma objectiva macro permite fotografar muito de perto, o que, por sua vez, permite encher o fotograma com objectos pequenos muito ampliados. "Macro" designa, aliás, todo um género de fotografia que se concentra nos pormenores do que nos rodeia. É quase como andar com uma lupa a (re)descobrir o Mundo!...

Eu, por exemplo, descobri que tenho um monte de pó nos objectos cá de casa... :S

-------------------

New Toy!...

I'm almost embarrassed to wright this post, but we have to admit it: photographers are kids with expensive toys! And today a nice gentleman from DHL dropped off one I've long been waiting for! :)

It's a macro lens, the Canon EF 100mm 2.8 L IS, which will draw me closer than ever to my subjects!

Ok, bad jokes aside, and for the ones who don't know it, a macro lens let's you shoot very close up, which allows you to fill the frame with small magnified objects. "Macro" is a whole photography genre in itself, where the goal is to capture the details of what surrounds us. It's like going around with a magnifying glass, (re)discovering the World!

I, for instance, discovered that I have a lot of dust lying around... :S

Agora é o momento!


Eu tenho tendência para procurar o momento "ideal" para fazer as coisas.

Fotografar, escrever, ligar…

Mas o Mundo não espera por ninguém e as oportunidades não se repetem. Se alguma coisa parece valer a pena ser fotografada, esse é o momento para o fazer.

"Era melhor esperar pela luz do fim do dia… era preferível que a pessoa estivesse vestida de branco… ficava perfeito com a objectiva que deixei em casa…"

Já perdi mais oportunidades do que me quero lembrar, de fazer boas imagens, em vez de imagens "perfeitas"!

"Qual é o melhor momento para fotografar?…"

É agora!

______________

Now's the time!

I have a tendency to search for the "ideal" moment to do things.

Photographing, writing, calling…

But the World waits for no one  and opportunities do not repeat themselves. If something looks worth being photographed, that's the moment to do it.

"It would be better to wait for the evening light… I'de rather have her dressed in white… it would be perfect with the lens I left at home…"

I've lost more opportunities than I want to remember of making good images, instead of "perfect" ones!

"When's the best time to shoot?…"

Right now!

Provocando o Gato Preto (Teasing the Black Cat)


Quem tem gatos sabe que estes bichos só fazem o que querem, quando querem... o que torna as coisas difíceis quando o objectivo é fazê-los posar para a câmara! Mas nada que uma bola e um fio não resolvam... como é que é possível resistir áquela coisa ali pendurada, mesmo a pedir para ser atacada?!

-------------------

Anyone who owns cats knows that these critters will only do what they want when they want it... which makes things dificult when you're trying to get them to pose for the camera!

But nothing that a ball and some yarn can't fix... how can you resist that thing dangling there, just asking to be attacked?!

Monte Lunai


Acompanhar um grupo como os Monte Lunai (www.montelunai.com) é viver em permanente festa!

Há 8 anos que percorrem o país de Norte a Sul levando a sua música a milhares de pessoas.

Fazem também incursões esporádicas além-fronteiras, tendo a mais recente sido a Cabo Verde.

A peculiar e irresistível sonoridade resulta de uma bem conseguida interpretação de temas tradicionais europeus, com recurso a uma mistura improvável de instrumentos desde o didgeridoo à bateria e de uma batida capaz de pôr um morto a dançar!

A dança é, aliás, o seu maior elo de ligação ao público e, na maioria dos concertos, a Patrícia, professora de dança, junta-se à plateia para conduzir os "bailarinos".

Existe já um grande grupo de "habitués" que não só criam o núcleo da animação, como também ajudam quem não sabe a dar os primeiros passos.

Alternando rodas com danças de pares, sempre a vibrar com a energia de palco do grupo, até quem "não dança" começa a bater o pé...!

Em Novembro passado celebrou-se o aniversário da edição do seu primeiro CD, "In Temporal", cujo lançamento teve como palco um concerto inédito em plena Gare do Oriente, no Parque das Nações, em Lisboa.

O próximo concerto é na Amadora (Auditório Recreios da Amadora), Quarta Feira, dia 8 de Dezembro às 21:30h.

Espero ver-vos lá! ;)

Fórum Fotografia

A grande maioria dos fotógrafos portugueses já conhece aquele que é o fórum de fotografia mais completo e utilizado do nosso país, o www.forumfotografia.net Discussão de temas, apresentação de trabalhos fotográficos, serviços de fotografia, concursos, exposições, encontros, técnica, equipamento... Tudo!

É ainda o melhor local para vender, comprar ou trocar material em segunda mão, com uma secção de classificados bem organizada e cheia de "tentações"...!

O site está muito bem estruturado e é constantemente monitorizado pelos administradores para que as participações se mantenham sãs e cordiais.

Se és um dos 3 fotógrafos portugueses que ainda não conhece este site, recomendo vivamente uma visita! ;)