Fotografia

Life In a Box - Fotografia de Atletas de CrossFit

“Tenho um bom pressentimento”. Foi o que pensei quando entrei pela primeira vez numa box de CrossFit.
Andava à procura de um tema para um projecto fotográfico relacionado com desporto e tinha-o encontrado!

 

O CrossFit tem todos os ingredientes que eu procurava: a intensidade, a interacção entre as pessoas e o aspecto despojado do espaço e dos equipamentos, que amplifica a carga emocional das imagens.

Além disso, tive livre trânsito para fotografar, graças à simpatia dos instrutores e praticantes da Ironbox, que me aturam há vários meses!

 

Já tinha visto (e sentido) treinos de fitness muito fortes, mas isto é todo um outro nível, sobretudo pela variedade de exercícios e pela elevada intensidade.

"O que é o CrossFit?” é muito bem explicado, por quem sabe, neste artigo da In Shape. Eu prefiro usar as imagens para mostrar a dedicação, a intensidade, o sacrifício e a força destes atletas.

Podem ver mais das minhas fotos de CrossFit nesta galeria - Life In a Box - que vai ser actualizada à medida que o projecto for avançando.

Vanessa Pereira - A mulher por detrás da atleta

 

Foi um dia muito bom, aquele em que fui tomar um café com a Vanessa para combinar “fazer umas fotos dela".

Não só a actual (penta) campeã nacional de triátlo longo me deu toda a liberdade criativa, como se mostrou disponível para me deixar fazer disto um projecto alargado, com várias sessões em várias situações, que representassem não só a atleta, como também a mulher. Um desafio irresistível para mim!

Ao longo das próximas semanas, vão aparecer muitas imagens de triátlo no feminino por aqui e pelas minhas redes sociais. Preparem-se!

 

Princesa Guerreira

No dia em que coloquei a 1ª foto da sessão com a Lilly no Facebook, houve uma chuva de comentários carinhosos (para ela, claro!), mas o que eu mais gostei foi da alcunha que lhe chamaram: Princesa Guerreira!

Quem já fez uma aula que seja com esta super-instrutora do Holmes Place sabe o que é sofrer... quero dizer, treinar!

Fitness sport photo session

Dezenas de Alpinistas iluminam o percurso da primeira ascensão do Matterhorn

Este vídeo mostra aquilo que é possível quando uma empresa tem a visão certa e não se poupa a esforços para o demonstrar. Neste caso, foi a Mammut quem decidiu preparar a comemoração dos 150 anos da 1ª ascensão do Matterhorn, criando uma imagem absolutamente épica.

O Matterhorn é um dos picos mais famosos dos Alpes, com 4478m, e na imagem as lâmpadas vermelhas de dezenas de alpinistas iluminam o percurso feito em 1865 pela expedição de Edward Whymper.


Já agora, se quiserem usar a foto para o vosso wallpaper, eles tiveram a amabilidade de a disponibilizar aqui.

Como "sacar fotos da net" (sem fazer mal aos fotógrafos...)

Como "sacar fotos da net" (sem fazer mal aos fotógrafos...)

De uma forma ou de outra, todos criamos, reproduzimos e publicamos conteúdos regularmente, seja num blog, no Facebook, num fórum, etc. e muitas vezes precisamos de imagens para os ilustrar.
Então, ou fazemos nós a imagem de que necessitamos, ou vamos à procura dela… na net.

Read More

The Matrix

 

“There is no spoon..."

Há locais que pedem literalmente para ser fotografados e este elevador na LX Factory andava a implorar há muito tempo…

Tinha acabado de fotografar o Elias em estúdio para um outro projecto (se têm seguido este blog, adivinharam - retratos de atletas) e decidimos que ainda havia tempo para umas fotos “Matrix style”!

Encarnou bem a personagem, não acham?

O engraçado é que o Elias é a pessoa mais alegre e menos sinistra do Mundo, o que só prova que é também um bom actor!

 

Anatomia de uma Fotomontagem

"How fast do you want to go?

Passo 1: pegar numa fotografia antiga (e aborrecida!), tirada no Marvão

Marvão, Portugal

Passo 2: atirá-la para dentro do Photoshop e "maltratar" os píxeis até lhe espremermos a velocidade!*

Como diria o apresentador do podcast This Week in PhotoFrederick Van Johnson, “pixels were born to be punished!” (“os píxeis foram feitos para serem castigados!”)

*(neste caso, motion blur, noise, contrast, saturation)

velocidade na estrada

Passo 3: fotografar um biker com atitude

Ducati biker

Passo 4: juntar um com o outro e… BAM!

fotomontagem motociclista

Fotografia Profissional

 

História de terror para fotógrafos.

Há uns anos, em plena sessão de retrato para um cliente comercial, ouvi um estalido no interior da máquina e fiquei com a sensação de que qualquer coisa se tinha soltado. O obturador parecia continuar a funcionar, mas nada de imagem, alguma coisa de muito errado se tinha passado!

Um componente no interior da minha Canon 5D, o espelho, soltara-se, ficando literalmente a chocalhar lá dentro! Retirei a objectiva com cuidado e ele caiu-me na mão! Não altura só consegui pensar “isto não pode ser bom…"

Com um sorriso nos lábios mas a tremer por dentro, pedi um minuto ao grupo que estava a fotografar. ("Fiquei sem máquina, fiquei sem máquina…! Bem, ninguém aqui quer saber, pensas nisso depois!")

Fui à mochila buscar a máquina suplente que levo sempre et voilà, a sessão continuou.

Vim a saber depois que se tratava de um defeito de fabrico que afectou aquela série e que a Canon já tinha reconhecido o problema e estava a fazer as reparações sem custos. Ufa!

“Mas porque é que não tens um seguro para o equipamento fotográfico, Gonçalo?"

Porque, pasmem, não há nenhuma companhia em Portugal que o faça! (Se eu estiver enganado, por favor avisem-me)

Ainda hoje o meu cliente não sabe que houve um problema sério durante esta sessão. O que ele sabe é que tudo resultou e que ficou com as fotos de que precisava.

Ser fotógrafo profissional não é só saber fazer boas imagens, é saber resolver problemas. Melhor ainda, antecipá-los. Não é barato ter duas máquinas em vez de uma, mas pode salvar-nos a pele!