House filmado com a Canon 5dMII

Muito rapidamente e para as 3 pessoas do planeta Terra que não sabem: "House" é uma série televisiva da Fox, vista por milhões de espectadores em 66 países.

O protagonista é um médico tão genial quanto desequilibrado, que diagnostica os casos mais difíceis do hospital onde trabalha e que usa métodos, digamos... "pouco ortodoxos"...!

O programa nasceu em 2004 e já vai na 6ª temporada.

A relação entre os dois é que o director da série, Greg Yaitanes, decidiu que o último episódio da série (dia 17 de Maio de 2010) seria integramente filmado (sim, filmado, a 5DMII filma em HD) com esta máquina, em vez das tradicionais câmaras de vídeo.

Os argumentos principais foram a reduzida dimensão desta máquina, o que permite filmar de ângulos impensáveis para uma câmara maior e os excelentes resultados produzidos, sobretudo no que toca a cenas com baixa profundidade de campo.

O orçamento também é um argumento interessante, mas não me parece que tenha estado no prato da balança no caso de um dos programas de maior audiência da Fox...

Vários outros produtores, incluindo a Lucasfilm, começam a testar estas máquinas fotográficas como câmaras de vídeo para grandes produções, com resultados satisfatórios... Ao que parece, a Canon 7D está a ser utilizada para filmar  "The Closer".

Isto só demonstra que a barreira entre fotografia e vídeo caiu definitivamente, sendo difícil decidir o que chamar a estas máquinas híbridas... Mesmos os nichos mais especializados, onde se dizia que elas nunca chegariam, já foram atingidos pela onda de mudança!

Que não começou hoje, diga-se! Já em 1997 se fazia vídeo com máquinas fotográficas, nomeadamente com a Nikon F5!

Bom?... Mau?... Há opiniões para todos os gostos, é só escolher!...

Se quiserem continuar a ler sobre este assunto, podem ir aqui, aqui e aqui.

Giga Pixel

Alguns talvez já tenham ouvido falar nas imagens Gigapixel. São montagens de muitas fotos numa só, gigante!

Geralmente são tiradas com uma tele a grande distância, para abranger uma área vasta. O resultado é uma foto que parece ter sido tirada com uma grande angular, mas que se pode ampliar quase até ao infinito! É espantoso!

No caso da imagem acima, resulta da montagem de nada menos que 1665 fotos de 21,4 Mp (!!!) e é considerada a maior fotografia do Mundo! Tem 26 gigapixeis (26000 megapixeis)!

Podem vê-la em todo o seu esplendor aqui.

Protecção ou paranóia?

Um tema que me parece muito actual nos tempos que vivemos é o da fotografia de crianças em espaços públicos.Passo a descrever uma experiência minha recente:

Estava no Centro Comercial das Amoreiras a fazer a reportagem da campanha do Banco Alimentar Contra a Fome quando fui abordado por um cavalheiro que me disse secamente que tinha acabado de fotografar a filha dele e que tinha de apagar a imagem.

Consultei o lcd e lá estava, no plano de fundo, completamente desfocada, metade da criança a aparecer por trás de outro transeunte.

Depois de ultrapassar a forma desagradável como ele me tinha abordado, falei com ele calmamente, tentando explicar que estávamos num local público e que eu não estava a fotografar ninguém em particular, mas sim o conjunto da campanha. Mas, nem depois de lhe mostrar a imagem ele se convenceu e acabei por apagá-la para acabar com a conversa.

Infelizmente aquilo não ficou por ali... o dito cavalheiro plantou-se ao meu lado como um cão de guarda, enquanto eu continuava a trabalhar e a sua esposa e filha terminavam as compras junto da caixa.

Tive o cuidado de não voltar a enquadrar a criança em nenhuma foto, mas, mesmo assim, fui novamente "atacado" porque o Sr. desconfiou que algum fio de cabelo da sua prole teria sido registado!

Aí compreendi o que se passava... este Sr. acordou mal disposto e decidiu que eu era um bom alvo para descarregar as suas frustrações matinais, a pretexto de estar a defender a segurança da filha! Claro que não lhe mostrei mais imagem nenhuma no lcd e claro que lhe virei costas quando ele me começou a ameaçar que ia chamar a polícia! (E claro que ele, passados poucos minutos desapareceu para todo o sempre).

Para mim, toda esta situação foi uma aberração completa mas, infelizmente, o medo que se está a espalhar na sociedade, está a gerar comportamentos paranóicos nas pessoas. Os perigos existem, mas temos de manter algum discernimento e não começar a ver monstros a cada esquina!

Fica a opinião.

Sucesso!


Para mim, foi divertido, instrutivo e (agradavelmente) cansativo, este Encontro de Fotografia Nocturna. Temos de repetir, com outro tema. Já se fala num encontro de Macro... (aplica-te Bruno!)

Desde o miradouro, até à feira da Avenida, foi sempre a disparar! E, para os mais resistentes, terminou no XL, um bar muito simpático, nas Salvas.

Muito obrigado aos participantes pela presença e entusiasmo! Fico à espera das vossas fotos (se ainda não forem membros do Flickr, basta criarem uma conta Yahoo).